Aviso de cor laranja encobre todo o estado, com previsão de temporais e ventos intensos. População deve ficar atenta às orientações de segurança.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de cor laranja para o estado do Tocantins, indicando a previsão de chuvas intensas e ventos fortes até domingo. A população deve ficar atenta às orientações de segurança para evitar possíveis incidentes.
As chuvas, com grau de severidade considerado de perigo, tiveram início às 8h39 deste sábado (3) e devem persistir até as 10h de domingo (4). A estimativa é de que chova entre 30 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 100 milímetros no dia. Além disso, os ventos podem alcançar velocidades de até 100 km/h, alerta o órgão meteorológico.
Em Palmas, a capital do estado, a manhã começou com tempo nublado, mas durante a tarde o sol apareceu. A previsão para domingo é de temperaturas variando de 24°C a 32°C, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Em Gurupi, ao sul, o clima deve ser semelhante, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, e temperaturas variando de 24°C a 30°C.
Já em Araguaína, no norte do Tocantins, na noite deste sábado pode ser marcada por chuvas e trovoadas isoladas, enquanto a temperatura no domingo pode chegar a 32°C.
Diante desse cenário, a população deve seguir algumas orientações de segurança em caso de temporais:
👉 Durante rajadas de vento, evite abrigar-se debaixo de árvores;
👉 Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
👉 Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
👉 Caso perceba umidade nas paredes de sua casa, evite ligar equipamentos elétricos nas tomadas;
👉 Não realize manutenções durante períodos de chuva;
👉 Mantenha distância de áreas abertas, como campos de futebol, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados.
Em situações de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193 para obter informações e assistência. Fique atento às atualizações meteorológicas e siga as recomendações para garantir a segurança de todos.