A abertura dos Jets e Parajets, nas regionais, ocorreu na quarta-feira, 29, e os jogos marcam a primeira etapa das competições
As escolas tocantinenses vivem um clima diferente com a realização da 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 6ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). E na quarta-feira, 29, foi a vez de as regionais Palmas (interior), em Aparecida do Rio Negro, e Paraíso realizarem a abertura oficial dos jogos.
Esporte e educação caminhando juntos na construção de um futuro melhor para a juventude tocantinense. “Trata-se de um evento de caráter muito especial, que mobiliza diversos atores sociais da Educação. Por meio dos jogos, despertamos sonhos e criamos oportunidades para os jovens tocantinenses desenvolverem suas habilidades esportivas”, destacou o secretário executivo de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Robson Vila Nova.
As duas regionais somam mais de 800 alunos que disputam os jogos e recebem lições de liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, entre outros. Valores que são vivenciados diretamente ou indiretamente, enquanto participam das competições. “Esse é um dos momentos mais esperados pelos alunos e sem dúvida é um momento de grande aprendizado”,apontou a diretora Regional de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos.
Para a aluna/atleta Mayda Barbosa, da Escola Estadual Meira Matos, em Aparecida do Rio Negro, que participa pela terceira vez dos Jets, a realização das competições é uma forma de valorização dos alunos. “Não é só saber jogar para participar dos jogos, é preciso também ser um bom aluno, ter boas notas e ter dedicação aos estudos”, ressaltou.
Juliana Santos participa do time de atletismo da Escola Estadual Amâncio de Moraes, de Paraíso, e desde cedo aprendeu uma importante lição sobre o espírito competitivo. “Os jogos motivam os alunos a se envolverem com o esporte, e participar é um motivo de alegria. Por mais que às vezes não vencemos já é uma vitória participarmos de momentos como esse”, apontou.
Para a diretora Regional de Educação de Paraíso do Tocantins, Meyrivane Teixeira Santos Arraes, a abertura dos Jets e dos Parajets é um momento de alegria. “Amor e parceria definem esse grandioso evento, que só aqui em Paraíso marca o encontro de alunos/atletas de 12 municípios, que buscam conquistar títulos”.
Etapas
A próxima etapa dos jogos será a estadual e, na sequência, virá à etapa da região Norte, que pela primeira vez ocorrerá em Palmas. Nessa etapa, serão recebidos os atletas dos estados do Norte do país. A abertura das etapas regionais já foi realizada em Palmas (capital), Dianópolis, Arraias, Pedro Afonso, Araguaína e Miracema.
O aluno/atleta Gustavo Feitosa Miranda Carvalho, do Colégio Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, já está na expectativa de chegar nas próximas etapas. “É uma satisfação muito grande participar dessa competição pelo quarto ano e a expectativa é chegar na nacional. Neste ano treinamos mais, e a equipe está mais engajada”, apontou.