A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,6% em maio, em comparação com o resultado de abril, ficando em 98 pontos. Esta é a terceira queda consecutiva do índice, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em parceria com a Fecomércio Tocantins.
“Essa queda demonstra um sentimento de pessimismo dos consumidores, que estão mais precavidos por conta das incertezas no âmbito da economia, principalmente em relação ao desemprego e à instabilidade política”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.
Os únicos itens que alcançaram variações mensais positivas foram: Perspectiva Profissional, com aumento de 0,9%; e Avaliação da Renda Atual, com 1,5%. Os itens que mais se destacaram negativamente foram: Perspectiva de Consumo, com -3,8%; Momento para Aquisição de Duráveis, com -2,9%; e Nível de Consumo, com -1,2%.
2018
Já em relação ao ano passado, a maioria dos itens alcançaram variações positivas: o principal indicador da pesquisa cresceu 3,7%, o Nível de Consumo aumentou 19% e a Situação Atual do Crédito subiu 15%. “Isso significa que, apesar de estarmos observando resultados negativos em comparação com o mês de abril, a intenção de consumo de modo geral está melhor este ano do que estava no mesmo período do ano passado”, esclarece Fabiane.
Veja na lista a seguir o que significa cada item analisado pela Intenção de Consumo das Famílias (ICF).
Situação Atual do Emprego: Como o consumidor se sente, em relação ao seu emprego, em comparação com a sua situação nesse mesmo período do ano passado.
Perspectiva Profissional: A visão do responsável pelo domicílio sobre possível melhora profissional nos próximos seis meses.
Avaliação da Renda Atual: O ponto de vista do entrevistado sobre a renda familiar em comparação ao mesmo período do ano passado.
Situação Atual do Crédito: A visão do entrevistado sobre o acesso a empréstimos e crédito para comprar a prazo, em comparação com o ano passado.
Nível de Consumo: Se a família do entrevistado está, atualmente, comprando mais, menos ou igual ao ano passado.
Perspectiva de Consumo: Sobre como será consumo da família e da população em geral nos próximos meses.
Momento para Aquisição de Duráveis: Os entrevistados avaliam se atualmente é um bom ou mau momento para as pessoas comprarem mercadorias duráveis, como eletrodomésticos, TV, som, etc.
Acesse a pesquisa completa no site www.fecomercioto.com.br.