Chamas teriam começado em uma das casas, mas se espalharam para outros imóveis durante vento forte.
Quatro casas da aldeia indígena Fontoura, na Ilha do Bananal, ficaram totalmente destruídas após um incêndio na tarde deste domingo (1º). As chamas foram controladas pelos próprios indígenas. Um vídeo feito no local mostra o fogo consumindo as palhas das casas e tomando o interior dos imóveis. (Assista acima)
Segundo Eliana Karajá, liderança indígena que pertence a aldeia Santa Isabel, o fogo foi ateado em uma casa após um crime de violência contra a mulher. O filho da vítima teria presenciado as agressões. “Soubemos que o filho viu o pai bater na mãe e, para tentar defender, tocou fogo na casa. Com o vento forte, o fogo se espalhou para mais três casas”, contou.
A mulher agredida foi levada por uma equipe médica ao hospital de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, com um ferimento no olho.
Eliana Karajá conta que as quatro famílias que tiveram as casas atingidas precisam de ajuda. “Estamos tentando levantar alguma ajuda. Arrecadar cobertores, colchões, vasilhas, utensílios domésticos. Estamos tentando ajudar essa mulher e as outras famílias que perderam tudo”.
A liderança afirma que casos de agressões são frequentes. “A violência esta dentro das aldeias e estamos fazendo grito de socorro o tempo inteiro. A gente não vê interesse público para proteger as mulheres indígenas. A nossa vida não importa”, desabafou a mulher, que afirmou que fará um boletim de ocorrência.