Fogo invadiu a zona rural do município de Pequizeiro e mobilizou produtores rurais para tentar conter chamas. Em Palmas, Parque Estadual do Lajeado queima há 20 dias.
Um vídeo registrado na zona rural de Pequizeiro, no interior do Tocantins, mostra uma vaca morrendo em no pasto de uma fazenda devastada pelo fogo. A queimada já dura três dias. Proprietários se uniram para combater as chamas, mas não conseguiram evitar alguns prejuízos. O estado registrou mais de 400 focos de queimadas nas últimas 24 horas.
As imagens mostram fazendeiros se mobilizando “Olha o fogo aqui em casa. Quem tiver gadim [sic] na frente pode tirar”, diz uma das pessoas envolvidas no combate.
“Bora ver se reúne todo mundo aqui na beira do corredor para ver se nós ataia [sic] o fogo. Bora ajudar, senão queima o de todo mundo”, diz outro proprietário.
Com a baixa umidade, temperatura chegando aos 40 graus e ventos fortes típicos desta época do ano, o incêndio se espalhou rapidamente. “Ventania muito brava, aqui é só Deus para proteger esse povo. É pulando de terra por terra”, disse outro morador da região.
Quem vê o fogo consumindo tudo se entristece. “Dez anos trabalhando para construir tudo aquilo, o fogo levou dentro de minutos. Gado correndo para um lado, para o outro. Gado sendo queimado. Lamentável mesmo o que está acontecendo no nosso município”, disse o produtor rural Roberto Soares.
O Tocantins agora é o quarto no ranking de incêndios feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Veja os números abaixo:
- Mato Grosso – 36.253
- Pará – 22.593
- Amazonas – 13.723
- Tocantins – 8.427
As chamas continuam se alastrando pelos municípios. Nas áreas de preservação ambiental, o trabalho no combate ainda é intenso. No Parque Estadual do Cantão, a queimada já dura cinco dias. E nesta quinta-feira (16), as tropas do Exército saíram em missão para ajudar no combate.
Em Palmas, a Serra do Lajeado já queima há cerca de 20 dias. O trabalho é diário e intenso para combater as chamas. Todos os dias, a fumaça desce a serra e invade a cidade, deixando o tempo seco ainda mais insuportável.
Na sala de monitoramento da Defesa Civil, o mapa do Tocantins aparece todo em vermelho. Um sinal de que a situação das queimadas deve piorar.
“O estado inteiro está propício a fogo em vegetação, e a população tem que entender que ela não deve fazer qualquer tipo de queimada, nem mesmo ali no seu quintal, quanto mais pra limpar uma área maior, um lote, ou um terreno”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Antônio Luiz Soares.