As ações têm como objetivo o incentivo ao aleitamento materno e seguirão por todo o mês
“Estou com minha filha internada aqui no Dona Regina e já para receber alta. É a segunda vez que venho ao hospital e sou sempre bem atendida. Minha filha nasceu prematura, precisou de UTI e o Banco de Leite tem me ajudado, já que ela não consegue mamar. Agradeço a toda equipe que é muito atenciosa”. A declaração é da Silvana da Silva Costa, mãe da bebê Maria Vitória, nascida no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). Ela relatou sua experiência, durante a abertura oficial da Campanha Agosto Dourado. O evento aconteceu na noite da quinta-feira, 1º, na unidade hospitalar e contou com a participação do Coral Infantil da Segunda Igreja Batista (Sibapa).
“Histórias como a da Silvana e da Maria Vitória é o que motiva a todos nós que trabalhamos no Banco de Leite. Pois o nosso objetivo é salvar e transformar vidas através do incentivo à amamentação. Para isso, contamos com parcerias importantes a quem agradecemos imensamente e neste Agosto Dourado, teremos várias programações com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância de apoiar a mãe que amamenta”, afirmou a A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkíria Pinheiro.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Carlos Felinto destacou a importância da amamentação e do suporte do Banco de Leite. “Quando meu filho nasceu eu e minha esposa viemos ao Dona Regina e a equipe do Banco de Leite nos deu todo o suporte para que ela conseguisse amamentar. A amamentação é uma responsabilidade de todos nós, seja com ações de conscientização, orientações pertinentes ou fortalecimento da rede de atendimentos. Por isso, o Governo do Tocantins tem este serviço também como prioridade”.
Segundo o diretor-geral do HMDR, Fernando Melo, “em todo o ano fomentamos ações para apoiar as mães e tornar a amamentação mais fácil e em agosto, intensificamos a abordagem do tema, por se tratar de um mês especial dedicado ao aleitamento materno. Agradeço a toda equipe multiprofissional que se dedica à causa, em especial a do Banco de Leite Humano, pois o comprometimento de todos tem salvado vidas, através da boa nutrição de bebês”.
Agosto Dourado
A Campanha Agosto Dourado, instituída pela Lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017, estimula a conscientização sobre o assunto. Segundo o Ministério da Saúde (MS) é estimado que o leite materno é capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de cinco anos em todo o mundo por causas preveníveis.
Além da amamentação, a Campanha estimula a doação de leite materno, que pode ser feita nos Bancos de Leite Humano (BLH) e promove benefícios aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) neonatais, e não podem ser amamentados pela própria mãe.
Rede de Banco de Leite no Tocantins
O Tocantins a Rede de Bancos de Leite Humano conta com três Bancos de Leite e dois Postos de Coleta, distribuídos da seguinte forma: Banco de Leite Humano no Hospital Dona Regina Siqueira Campos, em Palmas; Banco de Leite Humano no Hospital Regional de Gurupi; Banco de Leite Humano no Hospital Dom Orione; Posto de Coleta no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins; Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Tia Dedé.
Produção
Entre janeiro a junho de 2024, no Tocantins já foram realizados 8.172 atendimentos em grupo; 14.035 atendimentos individuais; 1.942 visitas domiciliares; possui 1.131 doadoras; 954 receptores; 1.475,3 litros de leite humano coletado e 1.018,1 litros de leite humano distribuídos.