O objetivo é orientar os trabalhadores sobre técnicas, acolhimento e empatia
Com objetivo de ofertar o incentivo à amamentação, acolhimento humanizado e melhor assistência para pacientes, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) iniciou na terça-feira, 09, o curso ‘Promovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo da Criança’, para os profissionais de saúde da unidade hospitalar.
O selo de qualidade como Hospital Amigo da Criança foi conferido pelo Ministério da Saúde (MS), ao Dona Regina, pelo cumprimento dos critérios instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para estimular o sucesso do aleitamento materno.
“Se você ajuda o bebê a mamar, escuta e auxilia a mãe, você está contribuindo para o futuro daquela família. Eu sempre digo que, ao tocar um coração, faça a diferença. Porque você não sabe tudo o que aquelas pessoas estão passando, então o seu acolhimento, a sua voz, a sua assistência vai impactar para o resto da vida deles. Esses dias, veio nos visitar a nossa primeira prematura de 670 gramas que nasceu na maternidade, hoje com 22 anos. Quando ela chegou foi uma festa, ela mostrou as fotos com a equipe, falou com os profissionais que cuidaram dela, olha que legal. Então procure ser uma lembrança boa para as pessoas”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkiria Pinheiro.
O técnico de enfermagem do bloco cirúrgico do HMDR, Iranei Teixeira Mota, afirmou que, “o que eu mais gostei no curso até o momento foi a maneira ensinada de como conversar e entender o paciente. De se colocar no lugar dele, ter mais empatia, dentre outras coisas. Eu trabalho há 12 anos no Dona Regina, e eu sei que é preciso ter atenção, porque tem muitos casos que é preciso ter empatia, como por exemplo, tem acompanhantes que no horário do almoço não fazem a refeição, ficam sem coragem de falar, pedir, e eles podem comer também. Aí eu chego e pergunto, ofereço o almoço lá na cozinha, para ajudar naquele momento”.
“Estou achando muito bom o curso, no sentido de abrir a mente da gente, tanto para o conteúdo teórico, quanto para o conhecimento prático. Estamos aprendendo muito sobre empatia e as habilidades de lidar com as pessoas na maternidade. A amamentação para os profissionais da saúde é esse conjunto, você tem que saber como você chega ao paciente, e como explica as instruções. É o meu último ano no Hospital, e o aprendizado foi muito bom, aprendi muito, dos casos básicos até os mais complicados”, disse a residente de pediatria na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMDR, Amanda Viana.
A enfermeira do HMDR, Elena Leichtweis, relatou que “já tem um ano que eu vim para Palmas, antes eu trabalhava no Hospital Regional de Guaraí. Consegui a transferência para a Maternidade Dona Regina recentemente, e agora estou fazendo essa capacitação. Tem sido muito bom, estamos atualizando tudo o que a gente já sabia. Há dez anos eu fiz pela primeira vez um curso com esse tema. Essa capacitação de hoje está muito boa, a Walkiria é ótima para instruir a gente com comunicação dela”.
A capacitação destinada aos profissionais de saúde do HMDR será realizada de 09 a 11 de abril, das 08h às 12h e de 14h às 18h, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), localizado na Quadra 104 Norte, Edifício Lauro Knopp, em Palmas, Tocantins. O evento é coordenado pelo Banco de Leite Humano.