logo

Conecte conosco

Hospital Dom Orione realiza procedimento pioneiro de tratamento de câncer do fígado

Cirurgia oncológica é a primeira no Tocantins

Referência em serviços de alta complexidade, o Hospital Dom Orione segue inovando em segurança e tecnologia na saúde. A instituição tem se destacado na região Norte do país pela modernidade e pioneirismo de seus procedimentos cirúrgicos. Na última terça-feira, 19 de abril, a unidade realizou a primeira cirurgia de ablação hepática por radiofrequência do Tocantins.

O procedimento foi realizado pelo Hospital Dom Orione, em parceria com a Rede Nacional de Combate ao Câncer. Dr. Everton Lopes, cirurgião oncológico, explica que o procedimento foi realizado em um paciente de 47 anos, que já vem de tratamento de câncer no intestino, e agora em tratamento das metástases hepáticas, evoluindo com boa resposta na quimioterapia.

“O procedimento realizado foi uma combinação da cirurgia com a Ablação por radiofrequência, com o objetivo de tratar todos os nódulos metastáticos. A radioablação guiada por ultrassom no intraoperatório, foi realizada em 06 nódulos não acessíveis a ressecção cirúrgica, com o auxílio do radiologista intervencionista Dr. Mateus Saldanha, de Brasília. Conseguimos com isso atingir o objetivo nesse momento e o paciente encontra-se muito bem”, explicou.

Procedimento pioneiro foi realizado pelo Hospital Dom Orione, em parceria com a Rede Nacional de Combate ao Câncer.

Dr. Everton destaca ainda que trata-se de um procedimento avançado do ponto de vista tecnológico, sendo o primeiro realizado no Tocantins, e que permitirá aumentar as opções terapêuticas contra o câncer.

O objetivo, conforme explica o cirurgião oncológico, é individualizar o tratamento oncológico, selecionando melhor os pacientes, preservando o máximo de fígado normal possível, melhorando a qualidade de vida, sobrevida livre de doença e sobrevida global. “Fico muito feliz com esse avanço e satisfeito em proporcionar mais alternativas terapêuticas para nossos pacientes oncológicos”, concluiu.

O Hospital Dom Orione é uma das maiores instituições de saúde da Região Norte do Brasil e um dos principais centros de referência de alta complexidade do Tocantins. Para o diretor técnico da instituição, Dr. Arnaldo Alves Nunes, avançar em segurança e tecnologia é fundamental para proporcionar um tratamento cada vez mais eficaz ao paciente. “Estamos sempre acompanhando aquilo que há de mais moderno na área da saúde. Novas tecnologias surgem e temos primado para oferecer um serviço que atenda a essas inovações”, frisou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.