Operação está sendo realizada em cinco estados. Dois mandados de busca e prisão em flagrante ocorreram em Paraíso do Tocantins.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, na manhã desta quarta-feira (27). Um homem acabou sendo preso em flagrante após ser encontrado com uma escopeta e vários cartuchos. As buscas fazem parte de uma operação da PF do Paraná contra o contrabando de cigarros e agrotóxicos.
A operação tem mandados no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Tocantins. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Guaíra, município do oeste paranaense. A ação foi batizada de Contaminatus.
Ao todo são oito mandados de prisão preventiva – que é por tempo indeterminado – e 17 de busca e apreensão. Há ainda, de acordo com a PF, sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias de diversos investigados.
Segundo a PF, o objetivo da ação é acabar com uma organização criminosa especializada em contrabandear e distribuir cigarros e agrotóxicos de origem paraguaia em vários estados do país. Os chefes dessa organização moram em Guaíra (PR).
As investigações da PF apontaram a existência de empresas fundadas para expedir notas fiscais, dando uma aparência de legalidade ao transporte dos produtos contrabandeados.