Criar um Polo de Turismo Ecológico para transformar Formoso do Araguaia em “Portal do Pantanal Tocantinense”, essa é uma proposta do candidato a prefeito, Heno Rodrigues e do vice, Israel Kawe, que pretendem divulgar as belezas naturais e fomentar a economia do Município.
Segundo Heno Rodrigues, no primeiro momento serão formalizados convênios com órgãos especializados do setor, além de serem catalogados os pontos de visitação e oferecido treinamento de pessoal para que a cidade receba bem o turista. “O visitante será orientado quanto à educação ambiental, através de cartilhas e campanhas publicitárias”, ressalta o candidato.
Ainda de acordo com Heno, é necessário estruturar os pontos turísticos que precisam, por exemplo, de banheiros, área para camping, quiosques com restaurantes e salva-vidas para garantir a segurança dos banhistas. “Em junho e julho, a região recebe um bom fluxo de turistas, atraídos pelas praias dos rios Javaé e Formoso, portanto, esses visitantes precisam ser bem recebidos, para que levem uma boa impressão, queiram voltar e façam a propaganda”.
“A cidade possui uma rede hoteleira com boa estrutura para receber os visitantes e tudo será preparado para que o fluxo de turismo aconteça o ano todo, com opções para a pesca esportiva, observação de aves e animais, como garças, tuiuiú, jacarés, cervos, entre outras”, completa o candidato a vice Israel Kawe.
O segundo passo é realizar um trabalho de divulgação sistemático e permanente, buscando parceria com personalidades que estão em destaque nas mídias sociais, ligadas ao Turismo Ecológico.
Vizinho da maior ilha de água doce do mundo, a Ilha do Bananal, Formoso do Araguaia reúne condições para se destacar no cenário turístico nacional e internacional. “Vamos buscar o apoio do empresariado local e dos governos estadual e federal. Nós temos todas condições para transformar Formoso do Araguaia numa das regiões mais visitadas do Tocantins e do Brasil, e coragem não nos falta para correr atrás, ir a Brasília em busca de recursos para a gente organizar este setor.” afirma Kawe.
“Com a profissionalização do setor, Formoso do Araguaia deixará de ser apenas via de acesso ao Pantanal. “O turismo pode aquecer a economia local e garantir mais emprego e renda pora nossa poulaçao”, conclui Heno.