Hemorrede Tocantins promove oficinas para profissionais que atuam na área de transfusão

logo

Conecte conosco

Hemorrede Tocantins promove oficinas para profissionais que atuam na área de transfusão

Com o intuito de qualificar os profissionais de saúde da rede pública e privada que atuam no processo de transfusão, a Hemorrede Tocantins realiza até o dia 12 de maio a Oficina de Qualificação do Ato TransfusionalSerão qualificados os profissionais do Hospital Geral de Palmas (HGP) e os servidores do Hospital Infantil de Palmas (HIP). Estes profissionais estão recebendo instruções desde a captação de doadores até a transfusão de hemocomponentes.

A oficina, voltada para médicos, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem e de laboratório, conta com carga horária de 20 horas, distribuída em três dias e certificará os participantes pela Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) Dr. Gismar Gomes.

Com esta qualificação, a Secretaria de Estado da Saúde espera que os profissionais envolvidos no ato transfusional aprimorem a capacidade de estabelecer critérios e domínio técnico-científico com espírito crítico e reflexivo para que tenham maior segura no processo transfusional, garantindo assim o bem estar do paciente/ receptor.

Parceiros“Nós temos um conhecimento de base que precisa ser aprimorado e a capacitação vem justamente para isso. Estamos vendo o que pode ser melhorado e a importância de cada profissional na sua área. É uma série de coisas, começa com uma solicitação bem preenchida, encaminhamento com amostra de sangue bem adequada e atender o paciente de forma segura. Estamos também aprendendo sobre as reações transfusionais, que são inúmeras e, principalmente, como agir em cada reação transufional”, disse a enfermeira que atua no Hospital Infantil de Palmas, Moara Sampaio.

Já a enfermeira que atua na UTI adulto do HGP, Jacqueline Costa, que lida com transfusões sanguíneas, destacou a importância da atualização. “Temos que estar buscando esse conhecimento. Sempre surgem informações novas que valem muito para nossa vida profissional e para prestarmos melhor assistência ao paciente”, disse.

Segundo a responsável técnica pelo Núcleo de Educação Permanente do Hemocentro Coordenador, Genine da Silva Barros de Moura , o marco conceitual, lançado pelo Ministério da Saúde, que trata das diretrizes nacionais relacionadas a hemovigilância, também será abordado durante o treinamento. “A novidade no conteúdo dessa qualificação é que os profissionais poderão trabalhar a metodologia da problematização, ou seja, fazer discussão, análise e avaliação de casos vivenciados por eles” observou.

Alcance

A fim de que todos os profissionais da área sejam qualificados, a coordenadora explica que o objetivo do projeto é estender a oficina a todas as unidades hospitalares (públicas e privadas) do Tocantins que possuem assistência hemoterápica. Está previstapara os meses de novembro e dezembro a realização das oficinas nos municípios de Gurupi e Araguaina.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA