Hemonúcleo de Gurupi realiza palestra e cadastra doadores de medula óssea

logo

Conecte conosco

Hemonúcleo de Gurupi realiza palestra e cadastra doadores de medula óssea

Em todo o Brasil são mais de 4 milhões de doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).  Apesar disso, as campanhas são constantes para que o número seja ainda maior, já que as chances de doadores compatíveis são poucas.  Com o objetivo de conscientizar e aumentar esses registros, equipes do Hemonúcleo de Gurupi realizaram palestra a servidores da Defensoria Pública de Gurupi na manhã dessa sexta-feira, 10.

Mais de 30 pessoas participaram da palestra, tiraram dúvidas sobre o assunto e aproveitaram a ocasião para fazer cadastros no sistema e serem doadores.  Foi o que fez a servidora pública, Ana Paula Gomes, de 28 anos. Ela tirou dúvidas e percebeu a importância de ser cadastrar para doação. “É algo muito sério e importante, fiz questão de realizar meu cadastro. Espero poder ser uma doadora,” disse Ana Paula. A servidora também garantiu que além do cadastro, será doadora de sangue.

A enfermeira do setor de Captação do Hemonúcleo em Gurupi, Renata da Silva Souza, explicou como é feito o cadastro, falou sobre a assistência dada pelo Ministério da Saúde às pessoas que são voluntárias e os mitos e verdades sobre a doação. “Não existe nenhum risco para quem vai doar, ela apenas vai ajudar a salvar uma vida. Esse é nosso foco. O encontro hoje foi muito proveitoso, as pessoas estão cada vez mais esclarecidas e interessadas em ajudar. Foram colhidas muitas amostras de sangue para fazermos o teste de compatibilidade”, explicou.

mais-de-30-pessoas-participaram-da-palestra-tiraram-duvidas-sobre-o-assunto-clifton-morais
Sobre o transplante e doação

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

Para ser um doador bastar ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, entre outros.

Henonúcleo Gurupi

Em Gurupi, quem tiver interesse em ser um doador, pode procurar a sede do Hemonúcleo, na Rua 1, entre as avenidas Ceará e Pernambuco.   Os horários de atendimento são das 7 ás 12 horas. Mais informações nos telefones: (63) 3312-2237ou 3312-2278

_______

Parceiros:

Par_04

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA