Foi realizado um encontro na manhã desta quinta-feira, 13, na capital Palmas, com os membros do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, que conta com dois representantes gurupienses, a presidente da AGA- Associação Gurupiense dos Artesãos, Maria do Socorro Souza, na Câmara Setorial de Artesanato e o Gestor Público e ativista sociocultural, Vinícius Martins, na Câmara Setorial de Teatro e Circo.
A presidente da AGA, Maria do Socorro levou ao conhecimento do secretário de Cultura do Estado, Tião Pinheiro, as principais demandas dos artesãos. Dentre elas, que o governo do estado tenha uma atenção melhor com as regiões mais afastadas da capital, bem como, que as ações governamentais sejam descentralizadas para que os artesãos do interior tenham seu trabalho fortalecido, possibilitando, assim, um fomento mais expressivo na economia de seus municípios.
Para Vinícius Martins, o Estado vive um importante momento com a criação da Secretaria de Cultura do Estado, luta antiga da classe e que agora, com o atual governo, foi possível a criação e a escolha do experiente Tião Pinheiro. “O ingresso de Tião Pinheiro na Pasta da Cultura foi vista com bons olhos pela classe”, asseverou.
Segundo o artista, com um conselho de cultura bem estruturado e uma Secretaria alinhada aos interesses da comunidade, será possível, finalmente, avançar depois de mais de 10 anos de abandono político para com a Cultura do Tocantins”, finalizou, Vinícius Martins.