Gurupi vence categoria “Planejamento e Gestão do SUS” em Congresso Nacional

logo

Conecte conosco

Gurupi vence categoria “Planejamento e Gestão do SUS” em Congresso Nacional

O projeto “Territorialização Digital da Rede de Atenção Primária da Zona Urbana do Município de Gurupi-TO”, foi um dos vencedores da “17ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS” na categoria “Gestão e Planejamento SUS”. A premiação ocorreu nesta quinta-feira, 14, em Campo Grande (MS), dentro da programação do 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

O projeto é de autoria do Coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Gurupi, Edson Cardoso Teixeira, e foi implementado no ano passado.

O Secretário de Saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes, acompanhou tanto a apresentação da experiência quanto a premiação. Ele comemorou o prêmio e dedicou a vitória a todos os gurupienses. “Não posso deixar de parabenizar nosso coordenador Edson que pensou, planejou e monitora todo este projeto. Também quero parabenizar nossa Prefeita Josi Nunes por sempre priorizar a saúde e inovações como esta que beneficiam nossa sociedade. Aproveito ainda para agradecer todos os servidores e servidoras da saúde de Gurupi, que com certeza também merecem nossos parabéns”, disse.

Coordenador dos ACS, Edson Cardoso Teixeira, e o Secretário de Saúde, Sinvaldo Moraes – Foto: Eduardo Azevedo

Para o Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), Rondinelly Souza, a premiação de Gurupi vem a consolidar o bom trabalho de Planejamento e Gestão que vem sendo realizado no município. “Parabenizo a Secretaria de Saúde de Gurupi na pessoa do nosso querido Secretário Sinvaldo. Também quero parabenizar todas as Secretarias que vieram até Campo Grande apresentar suas experiências. Com certeza esse compartilhamento de conhecimento poderá ajudar muitos municípios por todo o Brasil”, finalizou.

Foto: Eduardo Azevedo

O Projeto

O Mapa de Abrangência das UBS’s foi desenvolvido pelo coordenador dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, Edson Cardoso Teixeira, e surgiu da necessidade de mapear e reorganizar a área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde da Família, como forma de adequar o fluxo de pacientes e a capacidade de atendimento das equipes de Saúde da Família. Tudo isso de forma dinâmica e acessível para os usuários, agentes de saúde e servidores da saúde, em geral.

O desenvolvimento da ferramenta não teve custos para o Município e foi construída de forma gratuita e online. Foi utilizado dados do sistema próprio de informação de saúde do município (PRIMUS) e outros levantamentos junto às equipes de saúde para traçar um desenho da situação socioeconômica e demográfica da zona urbana do município de Gurupi.

Arquivo Secom Gurupi

Conheça, acesse o Projeto vencedor

O Mapa de Abrangência das UBS é uma ferramenta digital de mapeamento de todas as áreas de cobertura das Unidades Básicas de Saúde. A partir dela, o morador poderá identificar exatamente à qual UBS a sua residência pertence, disponibilizando também o endereço e o telefone da UBS. Já para os servidores da saúde, têm facilitado o planejamento e informações mais detalhadas para cumprir suas atividades.

O Mapa está disponível no site da Prefeitura de Gurupi (clique aqui).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA