O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta segunda-feira, 03, foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) mais 87 novos casos de Covid-19 na cidade. São 50 mulheres, entre 11 e 78 anos, e 37 homens, entre 15 e 80 anos.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou a alta do isolamento domiciliar de 20 pessoas, sendo 11 mulheres e nove homens.
Nesta segunda-feira não houve remessa de testes ao Lacen realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nem pelo Centro de Triagem.
Óbito
Foi registrada mais uma morte por Covid-19 na cidade. Um homem de 78 anos, que procurou a Unidade de Pronto Atendimento nesta segunda-feira, 03, apresentando quadro de pneumonia, com insuficiência respiratória aguda. Não resistiu e veio a óbito.
Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 4.419 casos descartados, 231 suspeitos, 1.254 confirmados, destes, 503 estão recuperados, 737 pessoas estão em tratamento e 14 óbitos.
Internações
No Hospital Regional de Gurupi (HRG) estão internadas nove pessoas. Dois homens de 69 e 81 anos, e uma mulher de 77 anos, estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em ventilação mecânica. Cinco homens, entre 62 e 82 anos estão na ala clínica covid e uma criança de 02 anos aguarda o resultado do exame.
Na rede particular estão recebendo os cuidados médicos duas mulheres de 48 e 77 anos, em estado moderado, e um homem de 62 anos, em estado de saúde considerado grave.
Recomendações
O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.