Gurupi recebeu seminário regional de Educação Empreendedora

logo

Conecte conosco

Gurupi recebeu seminário regional de Educação Empreendedora

Na noite desta quarta-feira (11), aconteceu em Gurupi o Seminário Regional de Educação Empreendedora, realizado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com  o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias municipais de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação e o Programa Inova Gurupi.

O evento ocorreu no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas. O Seminário teve como objetivo reunir reitores e diretores de universidades, diretores de escolas públicas e privadas, coordenadores, técnicos Educacionais e professores de diversas áreas para discutir os avanços e os desafios da educação empreendedora no Tocantins.

A palestrante da noite foi a Professora Luciana Allan, Diretora técnica do Instituto Crescer São Paulo – SP. Para ela, a educação empreendedora é importante pelo fato da sociedade estar entrando numa nova era onde não se tem muita noção de quais serão as profissões do futuro. “É por meio da educação empreendedora que vamos desenvolver competências para ter e perseguir nossos sonhos no futuro, aprender a fazer autogestão da vida, aprender a ser criativos, inovadores e ter atitude, fazer a gestão financeira, que são as competências que precisamos no futuro próximo independente de qual seja a profissão”, explicou.

A Educação do município de Gurupi esteve representada pelo secretário municipal da pasta, Eurípedes Fernandes e por professores e alunos da rede municipal. “O Programa Educação Empreendedora já está implantado em algumas escolas por meio de uma parceria com o Inova Gurupi e já estamos colhendo bons frutos. Temos procurado sensibilizar os diretores e professores das demais unidades, mostrando os bons exemplos e os benefícios do empreendedorismo que podem contribuir na pratica pedagógica e cativar o aluno para que se sinta motivado a estudar mais”, afirmou Eurípedes.

Os alunos da Escola Municipal José Pereira da Cruz foram destaques no seminário. Entre eles, o palestrante mirim Ariel Andrade, de apenas 09 anos. “A educação empreendedora nos ensina a viver mais, a vender nossas ideias, é uma educação que vai muito mais além, que nos ensina a sermos bons profissionais no futuro, que pensam nas pessoas e em ganhar dinheiro de forma justa, responsável e ética”, disse Ariel.

Para o Superintendente do Sebrae no Tocantins, Omar Hennemann, levar essas informações e debates sobre Educação empreendedora para vários municípios é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Ao todo, serão 09 municípios a sediarem o seminário regional.

“Não há como pensar em desenvolvimento completo e sustentável, se não encararmos um assunto como a educação empreendedora. Nós acreditamos num professor empreendedor, no funcionário público empreendedor, no artista empreendedor, entre outros. O Tocantins não tem como desenvolver no ritmo que precisamos, sem despertar nas crianças e em todos nós, o empreendedorismo. Para isso, ações como essa são fundamentais”, frisou Hennemann.

Tags:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA