O evento é promovido pela Prefeitura, em parceria com UnirG, UFT e IFTO
A Prefeitura de Gurupi promove a II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi entre os dias 18 a 20 de outubro no Campus da UFT (Universidade Federal do Tocantins). Com realização das três instituições de ensino superior de Gurupi, Centro Universitário UnirG, IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins) e UFT o evento tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”. A abertura acontece no dia 18, às 9 horas, no Anfiteatro da UFT, com a apresentação de dois editais das incubadoras de empresas do Programa Inova Gurupi.
Programação
A programação será diversificada com palestras, simpósios, exposições, mostras científicas, workshops, seminários, programação cultural e espaço transdisciplinar para alfabetização científica (para crianças).
“Gurupi é um dos polos universitários mais importantes do Tocantins e será certamente o maior e mais completo polo científico e tecnológico do Estado, para que a ciência nos ajude a melhorar o conhecimento e a qualidade de vida da comunidade aonde quer que ela esteja” – destaca o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.
Integração e conhecimento
Para a vice-coordenadora de Educação Científica e Habitats do Inova Gurupi, professora Adriana Terra, a Semana Integrada é importante para aliar a comunidade com as academias, fortalecendo suas atividades científicas. “A Semana visa popularizar a ciência que as três instituições de ensino superior desenvolvem em Gurupi, aproximando a ciência da comunidade local”, afirma.
“É uma oportunidade para integrar e para ampliar os conhecimentos acadêmicos, por meio das palestras e das mostras científicas”, explica Adriana sobre a relevância de momentos como esse para os acadêmicos.
Edital das incubadoras de empresas do Inova Gurupi
O Inova Gurupi é um programa de política pública que visa aproximar a ciência e tecnologia da população e congregar e fortalecer as atividades promovidas pelas instituições de ensino superior do Município. A Prefeitura de Gurupi integra UnirG, UFT e IFTO por meio deste Programa.
Dentro da programação da Semana, as ações do Inova estarão em destaque com o lançamento do edital da incubadora de Biotecnologia e Tecnologia da UFT, Habitat, e o edital de Base Tradicional e Tecnologia da UnirG, o Inovo.
“Os editais já foram publicados. São seis vagas para cada incubadora. As pessoas que têm ideias de abrigarem empresas na área de biotecnologia e tecnologia podem participar. Cada proposta passará por avaliação”, explica Adriana Terra.
Programação cultural
A Semana contará com uma programação extensa de arte e cultura. A intenção dos organizadores é unir os acadêmicos das três instituições e promover uma feira cultural. Vai haver apresentações musicais, recital de poesia, sarau, teatro, dentre outras expressões artísticas.
“Queremos diminuir o distanciamento que há entre os estudantes das Universidades de Gurupi. Quebrar esse gelo é importante. Por isso estamos fechando uma programação bem diversificada, com possibilidade de ser intensificada com o palco aberto, onde qualquer pessoa pode se apresentar”, informa Lucas Maranhão, estudante de agronomia da UFT, e um dos responsáveis pela cCultura da Semana Científica.
Apoio
O evento conta com apoio e patrocínio do Sebrae e Governo do Estado.