A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Idoso promoveu nessa sexta-feira, 1º, um café da manhã em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.
A programação é uma parceria entre Secretaria do Idoso e SESI/SENAI para promover um momento de lazer, com jogos, dinâmicas, dança, entre outras atividades. O evento aconteceu no Uniclube.
O Diretor Municipal do Idoso, Vinícius Martins, fala da alegria da realização desse evento. “É de suma importância essa iniciativa da gestão realizada pela Secretaria do Idoso e Assistência Social, nesse dia tão especial, que é o Dia Internacional do Idoso. A gestão sempre visa a valorização e a defesa dos direitos da pessoa idosa, e poder comemorar juntamente com nossos idosos traz uma grande alegria aos nossos corações”, afirmou o diretor.
O secretário Municipal do Idoso, Gleydson Nato destaca ser prioridade da gestão promover a melhoria na qualidade de vida dos idosos. “Essa data tão importante é um momento para reflexão ainda maior sobre as políticas públicas voltadas para a proteção do direito dos idosos” disse o secretário.
A aposentada, Maria de Lourdes Barbosa, comentou sobre a alegria que esses eventos proporcionam. “Para gente é muito bom, porque fazia muito tempo que a gente não participava mais [devido à pandemia] e o isolamento não é legal ainda mais para nós idosos, e hoje eu agradeço a Deus por essa comemoração” finalizou a idosa.
Sobre a data
Em 1991, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data com o objetivo de sensibilizar a sociedade das questões do envelhecimento e promover a defesa dos direitos da pessoa idosa. No Brasil, em 1° de outubro foi aprovada a Lei n° 10.741, (Estatuto do Idoso), que prevê a garantia de direitos e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental, com aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento.