Foi realizado em Palmas nesta terça-feira (07) e quarta-feira (08), o 2º Ciclo de capacitação do Selo UNICEF. O momento foi voltado para proporcionar conhecimentos para os jovens que compõe o Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) dos municípios.
Entre os assuntos abordados foram: Metodologia do Selo e a importância do NUCA, entender como o trabalho deverá ser feito nos municípios, Água e Saneamento produzindo impactos reais e positivos na vida das crianças e adolescentes, Nutrição e a inserção de dados e uso da Plataforma Digital do Selo Unicef.
O comparecimento do município é de fundamental importância para que ele possa dar andamento a todas as demais etapas do Selo. Este evento contou com a participação da Articuladora e Mediadora do Selo no âmbito de Gurupi Joenes Ramalho, do Mobilizador de Jovens Carlos Eduardo Soares da Silva e dos adolescentes Gabriel Di Gregório Rocha e Larissa Maria Alves Vasconcelos.
Para o Mobilizador de jovens, Carlos Eduardo, foi uma grande satisfação estar participando do ciclo de capacitação e representando o município de Gurupi. “Adquiri conhecimentos para a construção e discussão de políticas públicas voltadas para a juventude na minha cidade”, disse.
A adolescente Larissa Vasconcelos afirmou que “É de grande importância compreender melhor o quanto o jovem pode e deve participar dessas políticas públicas”. Já o adolescente Gabriel Di Gregório, “É um prazer participar do Núcleo de Jovens de Gurupi e saber o quanto temos vozes ativas e força para lutarmos por nossos direitos”.
Gurupi aderiu ao Selo Unicef em 2017 e desde então está realizando várias ações voltadas para promoção, garantia e realização dos direitos de crianças e adolescentes. Em junho de 2018 foi realizado o primeiro Fórum Selo Unicef em Gurupi.
Selo UNICEF
O Selo é realizado pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF) e é uma certificação de padrão internacional que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância.