“Esses números baixos revelam que estamos fazendo direitinho o dever de casa, pois desde o primeiro ano de nossa gestão, estamos investindo em prevenção e mantendo as doenças longe de nossa população, graças a Deus” – assim argumentou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira diante do último Mapa da Dengue, Zica e Chikungunya divulgado pelo Ministério e Secretaria Estadual da Saúde.
Segundo o relatório, Gurupi ficou fora da lista dos 15 maiores incidentes e aparece como o município de menores índices das doenças transmitidas pelo mosquito aedes Aegypti, apesar de ser a terceira maior cidade do Estado e geograficamente se localizar numa região de intenso trânsito de pessoas e bens.
Segundo a secretária da Saúde de Gurupi, Sueli Aguiar, não existe sorte em se tratando de doenças transmitidas por vetores. “O que existe é o resultado de um trabalho constante, vigilante e integrado com as demais pastas da gestão porque nossas atividades são diárias e contínuas para mantermos os transmissores longe de nós” – destaca a secretária.
Ferramentas utilizadas
Para a Coordenadora Municipal de Doenças Vetoriais da Secretaria da Saúde de Gurupi, Danyella Araújo, as ferramentas usadas para a colheita desse mérito foram várias. “Realizamos 1.615 palestras educativas em escolas e associações sociais; fizemos 227 mutirões do Bairro Limpo dos quais retiramos quase 700 caminhões de resíduos que foram retirados de circulação” – explica a coordenadora
Vigilância
De acordo com Antônio Luiz, responsável pelo Controle da Dengue em Gurupi, a manutenção da redução de casos das doenças transmitidas pelo mosquito aedes Aegypti depende de cada um de nós.
“Essa responsabilidade é de todos nós porque o poder público sozinho não consegue e por isso, continuamos a contar com os moradores que façam também o seu dever de casa eliminando toda água parada e depositando os resíduos de forma adequada e segura” – conclui.
___
Parceiros: