Gurupi e Palmeirópolis recebem certificação para impulsionar comércio de agroindústrias na região Sul do Tocantins

logo

Conecte conosco

Gurupi e Palmeirópolis recebem certificação para impulsionar comércio de agroindústrias na região Sul do Tocantins

CODER Sul busca fomentar o comércio de produtos com Selo de Inspeção Municipal entre municípios e anuncia expansão da entidade.

Durante a reunião mensal dos prefeitos da região Sul do Tocantins, realizada em Paranã na noite da última sexta-feira, 27, os municípios de Gurupi e Palmeirópolis celebraram uma conquista significativa para o setor de agroindústrias. Ambos receberam a certificação que autoriza as agroindústrias gurupienses detentoras do SIM (Selo de Inspeção Municipal) a comercializarem seus produtos dentro dos municípios integrantes do CODER Sul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Oeste). A presidente do consórcio CODER Sul e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que a intenção da entidade é que todos os municípios filiados obtenham a certificação, formando uma zona de comércio livre entre eles.

Com o objetivo de estimular o comércio regional, a presidente Josi Nunes afirmou: “Queremos que os demais integrantes do Consórcio também obtenham essa certificação e possam comercializar seus produtos. Isso vai abrir muitas oportunidades, principalmente para as pequenas empresas crescerem e gerarem mais empregos.”

Além da certificação sanitária dos dois municípios, a reunião resultou na decisão de incluir mais 12 municípios no CODER Sul, totalizando 18 membros – um aumento significativo em relação aos atuais seis municípios membros. A busca por parcerias também está em alta na agenda do CODER Sul, que pretende solicitar uma audiência com o governador Wanderlei Barbosa para assinar um Termo de Cooperação, bem como buscar uma agenda com o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro André Matos, ambos com a mesma pauta: o correto tratamento dos resíduos sólidos.

Na próxima terça-feira, 31, os prefeitos da região Sul se dirigirão a Brasília para solicitar recursos à Bancada Federal. O objetivo é obter financiamento para a instalação de seis usinas nos aterros sanitários da região, visando o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos. Além disso, os recursos também serão direcionados para a realização de cirurgias oftalmológicas na região.

A próxima reunião dos prefeitos da região Sul e do CODER está agendada para 24 de novembro, em Santa Rita do Tocantins.

Os municípios que integram atualmente o CODER Sul são Cariri do Tocantins, Formoso do Araguaia, Gurupi, Palmeirópolis, Sandolândia e Santa Rita do Tocantins. Os municípios que devem entrar para o consórcio são Aliança do Tocantins, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Jaú do Tocantins, Paranã, Peixe, Sucupira, São Valério e Talismã, fortalecendo a colaboração e o desenvolvimento na região Sul do Tocantins.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA