Trabalhar com foco em educação e prevenção garante bons resultados. Prova disso é que Gurupi continua fora da lista de municípios que apresentaram grande incidência de casos de dengue, conforme dados divulgados na última quinta-feira, 21, pela Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.
O prefeito Laurez Moreira destaca que desde que assumiu a gestão municipal o seu objetivo era reduzir os casos e isso tem sido realizado graças ao trabalho de vistorias, monitoramento e informação feito pelos Agentes de Endemias, que diariamente estão de casa em casa verificando quintais, orientando sobre cuidados para não permitir nenhum possível criadouro do mosquito aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, destaca que além do trabalho com afinco dos agentes, a conscientização da população é muito importante. “Quando uma dona de casa abre sua casa para que nossos profissionais entrem ela está ajudando a manter esses números positivos. E alertamos também que essa causa não é apenas do gestor, mas responsabilidade de todos, pois cada um pode tirar um tempinho para vistoriar o próprio quintal, retirando possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti”, destaca.
Segundo a coordenadora de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Neves, o sucesso desses números positivos também são frutos dos mutirões realizados nos bairros.
Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Gurupi, os dados estão a cada ano diminuindo. Em 2016 foram notificados 736 casos de Dengue e confirmados 199; em 2017 as notificações caíram para 257 com 107 casos confirmados, em 2018 foram notificados 138 casos com a confirmação de 39.
O trabalho de Combate a Endemias faz parte do Programa Saúde Humanizada que tem como objetivo oferecer aos gurupienses um atendimento cada vez melhor e um SUS acessível a todos.