Amanhã, 16, será a abertura das apresentações do Projeto Lira Jovem – Concertos Didáticos, uma produção que escolheu escolas da rede pública municipal de Gurupi para ser palco das ações que envolvem alunos da Casa de Cultura da UnirG. O projeto foi contemplado no fim do ano passado pelo Edital Gurupi Aldir Blanc. A atividade será às 8h, na Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira.
Conforme o professor de música da Instituição, autor e diretor do projeto, Moisés Ribeiro, o objetivo é fomentar a cultura na comunidade local, por meio de concertos didáticos que serão levados para alunos das séries iniciais.
“O concerto didático é um diferencial, uma modalidade de apresentação na qual não é composta apenas por música, mas também, por conteúdos transmitidos. Além de proporcionar a apreciação, instiga a formação de plateia, pois leva até o público-alvo conteúdos como as características históricas do repertório e compositores, bem como diversas abordagens a respeito dos instrumentos que serão utilizados”, afirmou Moisés Ribeiro.
Para o professor, o que torna o projeto mais interessante é o fato de que a parte didática do concerto será também desempenhada pelos próprios alunos/músicos. “A comunicação é mais jovem, quebrando aquele gelo da imagem ‘rígida’ de um só professor transmitindo conteúdo. A aprendizagem é colaborativa; são crianças e adolescentes falando para crianças e adolescentes”, frisou.
A gestora interina, da Casa de Cultura, Elisangela Duarte, destacou que “a implantação dos grupos artísticos tem oportunizado a disseminação de um trabalho com mais qualidade, devido ao aperfeiçoamento técnico aplicado. O grupo Lira Jovem é composto em sua maioria por nossos alunos, o que demonstra o papel que desempenhamos de formadores e multiplicadores de cultura”, mencionou.
Manasséz Ribeiro de Almeida, de 13 anos de idade é um dos alunos que compõem o grupo. Ele relatou que “a oportunidade da participação do projeto Lira jovem mostrou que é possível acreditar. A música me ajudou a ter mais foco, sintonia, disciplina e determinação para as situações da vida”.
O grupo
Lira Jovem foi criado em setembro de 2021 e leva o nome lira, por ser um instrumento que representa a música. É um grupo composto por alunos de piano, teclado, flauta, percussão e orquestra da Casa de Cultura da UnirG. Alguns desses músicos são atendidos pelo projeto social da Casa em parceria e apoio do Grupo Madesil – Projeto Ciranda das Artes. Fazem parte também um egresso da Instituição e uma musicista convidada.
“É gratificante vivenciar o desenvolvimento dos músicos/artistas envolvidos no projeto, pois são alunos muito dedicados, que desenvolvem seus estudos dentro e fora da sala de aula com a finalidade de melhorar suas performances, tanto individual quanto coletiva”, destacou o professor.
Para o gestor da Casa de Cultura, Audimar Dionizio, que acompanhou e contribuiu com todo o processo de criação do grupo Lira Jovem, “o projeto vem confirmar que estamos conseguindo atingir metas importantes traçadas pela equipe, como a de preparar e valorizar os artistas da Casa, entre alunos e professores”.
A premiação
O projeto foi contemplado com R$ 10.000,00 pelo Edital Gurupi Aldir Blanc, um chamamento público para premiação e fomento a arte e cultura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult. O edital é uma das ações referentes à Lei Aldir Blanc que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.
O valor será destinado para aquisição de alguns instrumentos musicais e para estimular a cultura em Gurupi.
Programação
O projeto desenvolverá as ações em três escolas até o dia 20 de março. As próximas apresentações já pré-agendadas serão em:
23/02 – Escola Municipal Joel Ferreira – 08h
09/03 – Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota – 08h e 14h.
A Escola Municipal Professora Ilsa Borges Vieira está localizada na rua 48, nº11, Setor Nova Fronteira, em Gurupi – TO.