Greve dos caminhoneiros paralisa a produção em frigoríficos no sul do estado

logo

Conecte conosco

Greve dos caminhoneiros paralisa a produção em frigoríficos no sul do estado

Com bloqueios em rodovias, gado que seria abatido não chegou às unidades e carne que deve ir para outros estados precisou ficar armazenada para não estragar.

A greve dos caminhoneiros, que entrou no terceiro dia em todo o país, afeta também a indústria da carne no Tocantins. Frigoríficos na região sul do estado precisaram paralisar a produção nesta quarta-feira (23), já que o gado que seria abatido não está chegando às unidades.

Em um dos maiores frigoríficos de Gurupi, mais de uma tonelada de carne está armazenada no depósito. O produto seria levado para outros estados, mas poderia estragar caso ficasse retido em algum dos bloqueios nas rodovias. A mesma unidade esperava a chegada de 600 animais para o abate nesta quarta, mas isso não aconteceu porque a carga não passou pelos manifestantes.

O governo do Tocantins informou que realizou uma reunião de emergência com representantes da Assembleia Legislativa, Polícia Federal, OAB, Defensoria Pública para discutir estratégias para lidar com a crise. O grupo quer garantir o abastecimento de carros das forças policiais, as ambulância e as viaturas do Corpo de Bombeiros.

Além da indústria, o comércio também sente os impactos da paralisação. Supermercados enfrentam dificuldades para manter os estoques de produtos frescos, como leite, frutas e verduras. Em duas redes da capital, as prateleiras ficaram vazias. No interior, todo o estoque foi colocado a venda, não há previsão de reabastecimento para esta quinta (24).

Os postos de combustíveis tiveram filas nas maiores cidades do estado durante todo o dia. Em Palmas, Paraíso do Tocantins e Guaraí alguns tiveram que fechar depois que todo o estoque foi vendido.

Frigoríficos tiveram que paralisar produção no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Frigoríficos tiveram que paralisar produção no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

O presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis (Sindiposto), Wilber Silvano, disse que a base de distribuição está interditada. “Como ela [a base de distribuição] fica bem ao lado, ninguém tem grandes estoques. Outro fator é que as pessoas podem entrar em pânico e pode levar a um consumo maior”, argumentou.

Os Correios também foram afetados. A empresa informou que desde a última segunda-feira, as remessas postais e de encomendas de outros estados não estão chegando regularmente em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Aumenta procura por combustível nos postos de Palmas (Foto: Sydney Neto/TV Anhanguera)

Aumenta procura por combustível nos postos de Palmas (Foto: Sydney Neto/TV Anhanguera)

Veja os pontos de bloqueio no estado

  • Araguaína – BR-153, km 152
  • Nova Olinda – BR-153, km 208,7
  • Colinas do Tocantins – BR-153, km 245
  • Fortaleza do Tabocão – BR-153, Km 360
  • Paraíso do Tocantins – BR-153, km 492
  • Gurupi – BR-153, km 674
  • Alvorada – BR-153, km 761
  • Pedro Afonso – entre a Ponte sobre o Rio Tocantins e o trevo da cidade – BR-235, km 164.
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA