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Governo incentiva uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem

Com o objetivo de fomentar o uso de tecnologias na sala de aula e promover o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na manhã deste sábado, 16, formação com os professores do Centro de Ensino Médio de Taquaralto. Atualmente o Estado conta com um laboratório de formação tecnológica, implantado em Palmas, para atender os profissionais da educação, e outros dois estão previstos para serem implantados em Araguaína e Gurupi.

De acordo com a superintendente de educação Profissional e Tecnológica Maria de Lurdes Macedo, a formação continuada na área de tecnologia é parte da política da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A proposta da formação é promover, por meio do uso da tecnologia, metodologias de ensino para os alunos. Queremos que a tecnologia esteja cada vez mais presente no fazer pedagógico, porque o aluno tem o acesso ao celular na sala de aula e a proposta é fazer, por exemplo, que esse seja um objeto de aprendizagem.

A proposta de uso das tecnologias em sala de aula traz entre suas linhas principais a robótica educacional, gameficação e o uso jogos educacionais, produção audiovisual e desenvolvimento de aplicativos.  Conforme o gerente de Tecnologias e Mídias Educacionais da Seduc, Erick Henrique Silva Goes, na formação é trabalhada principalmente a gameficação e os jogos aplicados à educação. “Isso significa que apresentamos elementos dos jogos que podem serem usados no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou.

Avanços  

Para o diretor do CEM de Taquaralto, Adolfo Bezerra, o uso das tecnologias representa um avanço, já que as elas fazem parte do dia a dia dos alunos. “Essa formação ajuda os professores a pensarem meios concretos para o uso das tecnologias. O fato é que o aluno está com o celular em mãos, na sala de aula, e cabe ao professor utilizar esse elemento a seu favor ou ele será um empecilho no ensino. Estamos avançando ao aderirmos as novas possibilidades”, apontou.

A professora de Química, Cláudia Normando, destacou que atualmente usa as tecnologias de forma totalmente embrionária. “Quando pensamos em Química já pensamos nas reações das substâncias, mas vale pensar no uso das tecnologias nesse contexto também. Atualmente utilizamos as tecnologias especialmente para realizarmos pesquisas em sala de aulas, para fazermos links com os conteúdos que estão sendo abordados, mas vale sempre pensar em novas possibilidades.

Já a professora de Arte, Débora Mesquita, destacou que o uso das tecnologias promove uma relação de troca entre professores e alunos. “Os alunos estão muito mais à frente no uso das tecnologias e nós, professores, à medida que mediamos o contexto do uso das tecnologias para disseminar o aprendizado de um determinado conteúdo, também aprendemos a lidar melhor com as tecnologias que estão a nossa disposição”, completou.

Centros    

Em 2018 o Tocantins participou da chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): Educação Conectada, para apoio a projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública. O objetivo é fomentar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. Dentro desse projeto, que terá duração de dois anos, está prevista a implantação de dois espaços, sendo um em Araguaína e outro em Gurupi, de aprendizagem em tecnologia e metodologias ativas.

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