As visitas iniciaram na segunda-feira, 13, e prosseguem até esta sexta-feira, 17.
Com proposta de orientar, acompanhar e monitorar as equipes técnicas que executam os Serviços de Média e Alta Complexidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza visitas técnicas nos municípios de Alvorada, Araguaçú, Aparecida do Rio Negro, Figueirópolis, Monte do Carmo, Novo Acordo, Silvanópolis e Talismã. As visitas iniciaram na segunda-feira, 13, e prosseguem até esta sexta-feira, 17.
A ação acontece nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) dos municípios, secretarias municipais de Assistência Social, Equipe da Proteção Social Especial (PSE), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), e Acolhimento de Crianças e Adolescentes.
“Nessas visitas realizamos reuniões, acompanhamentos, orientações e monitoramento dos serviços socioassistenciais”, ressaltou a gerente da PSE da Setas, Canilda Cruz, acrescentando que “as orientações, acompanhamentos e monitoramentos são importantes no alinhamento das informações para melhoria dos serviços executados pelas equipes municipais, junto ao público alvo, que são as famílias vulneráveis.
No Tocantins, o serviço de PSE é ofertado à população por meio de 23 Creas municipais; 16 Acolhimentos Municipais para Crianças e Adolescentes; e 15 ILPI.
Proteção Social Especial
É um conjunto de ações direcionadas às famílias e aos indivíduos que se encontram em situação de risco social ou pessoal, por ocorrência de abandono, maus-tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso e exploração sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil e outras formas de violação de direitos.
Esses serviços tem estreita interface com o sistema de garantia de direito exigindo uma gestão compartilhada com o poder Judiciário, o Ministério Público (MPTO) e outros órgãos.
Sistema Único de Assistência Social
Sistema Único de Assistência Social (Suas) é uma política pública Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Suas, presente em todo o Brasil.
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da PNAS.