Proposta é promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade
“Estou aqui para aprender bastante pois quero sair daqui uma micro empreendedora excelente” afirma Weslaine Saraiva Targino, que participa do curso da Inclusão Produtiva de Pedicure e Manicure, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social. A capacitação teve início na segunda-feira, 28, e segue até 04 de dezembro.
Para Lady Glaucy Candida Peres, que também participa da capacitação desejou que as capacitações acontecessem mais vezes. ” Estou levando esses treinamentos para minha vida, para trabalhar e ter meu próprio dinheiro”.
“Estou muito alegre em participar do curso de cabeleireiro, era a coisa que eu mais queria na minha vida”, declarou Francisca Mendes de Souza. ” Vou iniciar como voluntária, treinar bastante, e depois ganhar dinheiro com a profissão”, afirmou.
Já Wedilayne Saraiva Targino, 20 anos, dois filhos, participa do curso de designer em sobrancelhas ” Venho para o curso debaixo de sol e de chuva. Estou focada mesmo para aprender, porque quero ser uma excelente profissional e futuramente quero exercer essa profissão”.
Os cursos são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda. A proposta é promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade.
Em Colinas, os cursos ofertados são nas áreas de artesanato e beleza com capacitações em designer de sobrancelhas e manicure e pedicure.
Maurilândia
No município de Maurilândia serão ministrados, entre os dias 05 e 10 de dezembro, cursos nas áreas de customização em sandálias, decoupage em vidros, designer em sobrancelhas e maquiagem.
“Durante a execução das capacitações de inclusão produtiva os cursistas recebem certificados de participação, informa Valter Frota Martins.
De outubro a novembro de 2022 já foram atendidos 06 municípios: Cristalândia, Palmeirópolis, Nova Rosalândia, Babaçulandia, Araguacema e Araguatins.
De janeiro a novembro de 2022, um total de 1.057 pessoas participaram das capacitações. “A expectativa é gerar 311 empregos diretos e 622 indiretos, em 12 meses”, informa o gerente da Inclusão Produtiva, Valter Frota Martins.
Cursos da Inclusão Produtiva
No momento, a oferta de cursos disponibilizados pela Setas são os seguintes: Beleza e cuidados pessoais: cabeleireiro, barbeiro, designer de sobrancelhas e maquiagem, manicure e pedicure e depilação. No setor de alimentação: panificação, confeitaria, doces e compotas. Artesanato: Chita chique, decoupage em vidros, customização em chinelos, pintura em tecido, pesos de porta e bonecas e no setor de vestuário: básico em corte e costura.
Capacitações
Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. “E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único“, informa Valter Frota Martins.
As capacitações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.
Inclusão Produtiva
O Governo do Estado desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva.
O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas.