Governo do Tocantins promove cursos de Inclusão Produtiva em Juarina

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins promove cursos de Inclusão Produtiva em Juarina

Foco de atuação é a geração de trabalho e renda

 “A capacitação é uma oportunidade ímpar na cidade. Para mim significa poder ter uma carreira e um dinheiro extra para ajudar minha família”, afirmou Gisele de Sousa, 23 anos, que está participando do curso de cabeleireiro da Inclusão Produtiva promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e em parceria com a prefeitura de Juarina.
São cursos de cabeleireiro, design de sobrancelhas e manicure e pedicure, que  ocorrem,  entre os dias 30 de maio a 03 de junho, em Juarina, município da região norte do Tocantins. O foco de atuação é a geração de trabalho e renda.
“O curso é muito importante para nossa cidade e é uma grande oportunidade de qualificação para entrar no mercado de trabalho”, afirma Wesley Dias Rodrigues, 26 anos, que também participa da capacitação.
A ação prevê capacitar 32 alunos, nas áreas da beleza. Os cursos ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Secretaria Municipal de Assistência Social de Juarina.
Ranny Emanuela, 18 anos, é mais uma jovem a participar da capacitação em Juarina. “A professora é ótima e estou amando o curso de design de sobrancelhas e quero me dedicar para aprender tudo”, afirmou.
Outra jovem que participa da capacitação é Sara Sylse, de 17 anos, que está no curso de manicure e pedicure.   “Quero me especializar e levar todo esse conhecimento para a minha vida profissional”.
Público alvo
O público alvo das capacitações são as famílias atendidas pelos programas de transferência de renda, Auxílio Brasil e CadÚnico, além de empreendedores de economia solidária, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
“A expectativa é a de gerar 32 empregos diretos e 128 empregos indiretos”, destaca o responsável pelo setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins.
Os cursos de qualificação são de níveis produtivo e comercial, de forma a potencializar a capacidade transformadora regional, visando à inclusão produtiva geradora de trabalho, renda e dignidade. “As capacitações vêm para fortalecer as iniciativas locais e regionais de estruturação da produção e de empreendimentos solidários”, ressaltou Valter Frota Martins.
Meta
Em 2022, a meta dos cursos da Inclusão Produtiva é atender 124 municípios, capacitando 9.920 pessoas, de acordo com Valter Frota.
Inclusão Produtiva

O Governo do Tocantins desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento à economia solidária, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias.
Os cursos de qualificação profissional são distribuídos conforme suas características científicas e tecnológicas em 11 eixos tecnológicos que somam ao todo 800 possibilidades de oferta.
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA