Capacitação em Natividade ocorre da segunda-feira, 23, até a sexta-feira, 27
Com o objetivo de capacitar os técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove o curso presencial de Capacitação para Entrevistadores dos Formulários do Cadastro Único em Natividade da segunda-feira, 23, até a sexta, 27. A capacitação acontece das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, Centro Vocacional Tecnológico “Cloris Rodrigues Freitas Torres”, localizado na rua José Hermano s/n, no setor Jardim Serrano.
A capacitação será ministrada pela equipe do Cadastro Único, da gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, da Setas/Tocantins, e está focada no aprimoramento da coleta e atualização de dados. Os técnicos da Setas levam aos participantes as informações cruciais para que eles possam realizar o preenchimento, dos formulários de cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade, do modo mais adequado.
A assistente social da Setas, Nágila Práigida, disse que “esse preenchimento correto é fundamental para que essas famílias possam ser atendidas com prioridade”.
Serão disponibilizadas 50 vagas para a capacitação no município e as inscrições serão encerradas assim que completar a quantidade estabelecida.
Para que os participantes consigam ser aprovados na capacitação, será necessário o acerto de pelo menos 80% no teste de aprovação.
Quem quiser participar no Pólo de Natividade pode se inscrever por meio do link: https://forms.gle/zDhLii591n4GtpaaA
GUARAÍ
Em Guaraí, a 180 km da capital, a capacitação só ocorre em outubro, da segunda-feira,13, até a sexta, 19.
Quem quiser participar no Pólo de Natividade pode se inscrever por meio do link: https://forms.gle/rbdNKVf2sUbCshtXA
ARAGUATINS
Em Araguatins, localizada na região do Bico do Papagaio, a capacitação já aconteceu de 9 a 13 de setembro. Na ocasião foram capacitadas 50 entrevistadores.
A assistente social da Setas, Régina Mercês, disse que “durante a capacitação em Araguatins, trabalhadores que já estavam atuando na coleta de dados e no preenchimento dos formulários de cadastramento das famílias reconheceram que estavam realizando o preenchimento de modo inadequado, e passaram a fazer do modo correto”.
CADASTRO ÚNICO
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou Cadastro Único (CadÚnico), é um instrumento de coleta de dados que foi criado pelo governo federal para identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda.
Seu uso é obrigatório para todos os programas sociais federais direcionados para a população de baixa renda, com exceção dos programas da Previdência Social. Dessa forma, o Cadastro Único se torna uma porta de entrada para o acesso a diferentes programas sociais.
Atendendo um público amplo e diversificado em relação à faixa etária, modos de produção e condições socioeconômicas, os programas sociais usuários podem conceder benefícios monetários ou não monetários, como: auxílio financeiro, descontos em taxas e contribuições, redução das taxas de crédito, serviços sociais e acesso a tecnologias sociais ou de infraestrutura, ou seja, o Cadastro Único é uma importante ferramenta de auxílio na seleção de beneficiários para os diferentes programas sociais.