Governo do Tocantins promove capacitação presencial para os entrevistadores do Cadastro Único

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins promove capacitação presencial para os entrevistadores do Cadastro Único

 Capacitação em Natividade ocorre da segunda-feira, 23, até a sexta-feira, 27

Com o objetivo de capacitar os técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), promove o curso presencial de Capacitação para Entrevistadores dos Formulários do Cadastro Único em Natividade da segunda-feira, 23, até a sexta, 27. A capacitação acontece das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, Centro Vocacional Tecnológico “Cloris Rodrigues Freitas Torres”, localizado na rua José Hermano s/n, no setor Jardim Serrano.

A capacitação será ministrada pela equipe do Cadastro Único, da gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, da Setas/Tocantins, e está focada no aprimoramento da coleta e atualização de dados. Os técnicos da Setas levam aos participantes as informações cruciais para que eles possam realizar o preenchimento, dos formulários de cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade, do modo mais adequado.

A assistente social da Setas, Nágila Práigida, disse que “esse preenchimento correto é fundamental para que essas famílias possam ser atendidas com prioridade”.

Serão disponibilizadas 50 vagas para a capacitação no município e as inscrições serão encerradas assim que completar a quantidade estabelecida.

Para que os participantes consigam ser aprovados na capacitação, será necessário o acerto de pelo menos 80% no teste de aprovação.

Quem quiser participar no Pólo de Natividade pode se inscrever por meio do link: https://forms.gle/zDhLii591n4GtpaaA

GUARAÍ

Em Guaraí, a 180 km da capital, a capacitação só ocorre em outubro, da segunda-feira,13, até a sexta, 19.

Quem quiser participar no Pólo de Natividade pode se inscrever por meio do link: https://forms.gle/rbdNKVf2sUbCshtXA

ARAGUATINS

Em Araguatins, localizada na região do Bico do Papagaio, a capacitação já aconteceu de 9 a 13 de setembro. Na ocasião foram capacitadas 50 entrevistadores.

A assistente social da Setas, Régina Mercês, disse que “durante a capacitação em Araguatins, trabalhadores que já estavam atuando na coleta de dados e no preenchimento dos formulários de cadastramento das famílias reconheceram que estavam realizando o preenchimento de modo inadequado, e passaram a fazer do modo correto”.

CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou Cadastro Único (CadÚnico), é um instrumento de coleta de dados que foi criado pelo governo federal para identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda.

Seu uso é obrigatório para todos os programas sociais federais direcionados para a população de baixa renda, com exceção dos programas da Previdência Social. Dessa forma, o Cadastro Único se torna uma porta de entrada para o acesso a diferentes programas sociais.

Atendendo um público amplo e diversificado em relação à faixa etária, modos de produção e condições socioeconômicas, os programas sociais usuários podem conceder benefícios monetários ou não monetários, como: auxílio financeiro, descontos em taxas e contribuições, redução das taxas de crédito, serviços sociais e acesso a tecnologias sociais ou de infraestrutura, ou seja, o Cadastro Único é uma importante ferramenta de auxílio na seleção de beneficiários para os diferentes programas sociais.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA