Reunião com participação de representantes da Sics, Seagro, Sepea e Ameto, além de parceiros do Sistema S
O Governo do Tocantins assumiu o compromisso de investir e fortalecer a agroindústria do Estado, para isso é necessária a atuação de diversos agentes para que o cenário seja favorável para o crescimento desse setor econômico. A disponibilidade de mão de obra qualificada é uma das principais questões e foi tema de uma reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), em Almas.
O secretário executivo da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Milton Neris, esteve presente, juntamente com outros representantes do Governo do Estado, como a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepea) e da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), além de parceiros do Sistema S. A reunião tratou principalmente da qualificação de mão de obra e do apoio ao empreendedorismo na região, assim como apresentar o subprograma Produtos da Terra e como eles podem beneficiar os pequenos agroprodutores.
Para a diretora financeira e administrativa do Grupo Atlântida, Érika Costa, essa iniciativa vai de encontro com a necessidade do setor produtivo local. Atualmente, a empresa pretende investir em um projeto que deve aumentar exponencialmente a produção de pescado, exigindo mão de obra capacitada.
“Esse movimento veio somar em nosso negócio e, acredito, que também com toda a região. A mão de obra realmente é algo que tem nos consumido muito. Temos buscado por mão de obra qualificada e não temos encontrado”, disse Érika.
A diretora do Senai defende a parceria entre o Sistema S e o Governo do Estado, pois acredita que esse é o ponto chave para o desenvolvimento econômico da região. “O desenvolvimento só se faz através da qualificação profissional. Nós precisamos das pessoas do nosso Estado qualificadas para que elas possam aproveitar os investimentos que estão sendo implantados no Tocantins. Por isso que o Senai apoia e está junto com essa iniciativa”, explicou Márcia.
A Gestão Wanderlei Barbosa possui um projeto de desenvolvimento para o Tocantins, por enxergar as potencialidades econômicas do Estado. Esse projeto tem sido colocado em prática por meio de ações conjuntas entre as pastas do Governo.
O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, reconhece a importância do Produtos da Terra e o impacto que a efetivação do programa pode ter na vida dos pequenos produtores.
“A Secretaria da Agricultura potencializa através da base, da produção. Atuando juntamente com a Sics, para promover um aumento no valor agregado aos produtos e, consequentemente, na renda desses produtores”, explica José Américo.
Para o secretário executivo Milton Neris, a reunião representa uma mudança na forma de fazer políticas públicas que, de fato, irão impactar na comunidade. “Esse é um momento importante para que possamos sentar e debater quais são as reais necessidades da região como um todo. Para que possamos atuar de maneira efetiva, precisamos entender quais são as potencialidades e quais as demandas de mercado. Quais setores produtivos precisamos fortalecer, quais terão impactos reais para a população. Reconhecer esses gargalos econômicos é o primeiro passo, é preciso conhecer as demandas e atendê-las. O Governo do Estado e seus parceiros estão unidos nessa causa”.