Governo do Tocantins participa de projeto de nutrição e alimentação de tambaquis em viveiros escavados no Estado

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins participa de projeto de nutrição e alimentação de tambaquis em viveiros escavados no Estado

O projeto abrange três importantes regiões do estado: Bico do Papagaio, Araguaína e Porto Nacional, com o acompanhamento técnico de pisciculturas representativas dessas áreas.

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), está colaborando ativamente com a Embrapa Pesca e Aquicultura em um projeto pioneiro de nutrição e alimentação de tambaquis em viveiros escavados. O objetivo é aumentar a eficiência alimentar e produtiva da espécie, por meio da validação de tecnologias que envolvem taxa e frequência de alimentação nos sistemas de produção tocantinenses.

O projeto abrange três importantes regiões do estado: Bico do Papagaio, Araguaína e Porto Nacional, com o acompanhamento técnico de pisciculturas representativas dessas áreas. O Ruraltins tem sido um dos principais parceiros no processo, auxiliando desde a fase de metodologia, passando pela seleção das propriedades, até a assistência técnica e o levantamento dos dados.

De acordo com o engenheiro de pesca do Ruraltins, Andrey Chama, a participação do órgão no projeto é essencial para garantir que as tecnologias validadas pela Embrapa cheguem de forma consolidada ao produtor rural. “O Ruraltins esteve envolvido em todas as etapas do projeto, desde a construção da metodologia até a execução prática. Nossa missão é garantir que essas boas práticas de manejo sejam transferidas de maneira eficiente para os produtores, consolidando as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. O objetivo é validar essas metodologias e aplicá-las em nosso trabalho de assistência técnica e extensão rural (ATER) em todo o estado”, explica Andrey.

Para a pesquisadora da Embrapa, Ana Paula Oeda Rodrigues, que lidera o projeto, a parceria com o Ruraltins é fundamental para atingir os resultados esperados. “Estamos trabalhando diretamente com produtores familiares e propondo intervenções tecnológicas, como protocolos de alimentação, para aumentar a eficiência produtiva do tambaqui e seus híbridos. Esperamos que os resultados possam ser aplicados em outras regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento da piscicultura familiar”, afirmou Ana Paula.

Com o apoio de instituições como o Ruraltins e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – (Senar) Tocantins, o projeto busca consolidar a piscicultura como uma alternativa viável de diversificação produtiva e geração de renda para os produtores familiares. Ao longo dos dois ciclos produtivos acompanhados, serão realizadas ações de transferência de tecnologia, como dias de campo e avaliações dos impactos da aplicação dessas tecnologias, com o objetivo de replicar o sucesso do projeto em outras áreas.

O trabalho em conjunto entre o Governo do Estado e a Embrapa demonstra o compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva de peixes redondos no Tocantins, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento da piscicultura familiar.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA