Transformação digital é o foco da missão, e como a tecnologia pode tornar os serviços públicos mais eficientes, inclusivos e rápidos .
Com o objetivo de oferecer serviços mais ágeis, inclusivos e eficientes, o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, representa o Governo do Tocantins na Missão Espanha, organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). A Missão visa identificar iniciativas e soluções inovadoras que possam transformar o atendimento público nos estados brasileiros. Durante os dias de imersão mais de 40 líderes públicos estão em Barcelona, discutindo como a tecnologia e a inovação estão revolucionando a relação entre governo e cidadão.
Um dos destaques da agenda foi o encontro com a Cix – Citizen Experience, uma GovTech que tem mais de 16 anos de experiência e já realizou mais de 140 milhões de atendimentos, desenvolvendo soluções que integram o uso de tecnologia de ponta para melhorar a experiência do cidadão no setor público. As iniciativas da CiX oferecem um modelo mais eficaz de atendimento, que pode ser adaptado para diferentes realidades e necessidades do Brasil, facilitando o acesso a serviços essenciais de maneira mais rápida e eficiente.
Outro encontro importante foi com o grupo Montreal, que compartilhou exemplos concretos de como a tecnologia aplicada aos serviços públicos pode gerar impactos significativos, melhorando processos e trazendo mais transparência e eficiência à gestão.
De acordo com o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, levar essas iniciativas para o Tocantins significa não só modernizar o setor público, mas também garantir um atendimento mais humano e centrado nas necessidades reais da população. “A troca de experiências com essas empresas especialistas reforça o papel crucial que a tecnologia desempenha no futuro da administração pública. Esses dias são de experiência altamente interativa em gestão pública, com foco em inovação, governança e transparência, cujo objetivo principal é aplicar no nosso estado, facilitando a vida do servidor e cidadão tocantinense”, ressaltou o gestor.