Presentes na reunião o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa; representantes da segurança pública dos 26 estados, do Distrito Federal e do Ministério da Justiça
O secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, está no Distrito Federal para a 80ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Na ocasião, ainda em Brasília (DF), o gestor também cumpriu agenda nessa quarta-feira, 9, na sede da Força Nacional, onde foi recebido pelo diretor, coronel Aginaldo de Oliveira.
O secretário também esteve no Centro de Comando e Controle do Ministério da Justiça, e na Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), onde firmou parceria para o curso de atendimento à violência doméstica, o módulo está previsto para ocorrer na próxima quinzena. Ainda está prevista na programação uma reunião na Secretaria de Operações Integradas (Seopi), para tratar da implantação do Centro Integrado de Comando e Controle no Tocantins.
Consesp
Ainda nessa quarta-feira, 9, teve início a reunião ordinária do Consesp, onde foram apresentados o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) e o Novo Plano de Governança; além do apoio à Campanha de Política de Desaparecidos. A reunião teve continuidade nesta quinta-feira, 10, e tem como foco a organização do calendário para 2022, a discussão da metodologia de planejamento e a implementação de novas ações e estratégias de segurança pública em âmbito nacional.
Durante o encontro, também estão previstas a apresentação do novo Plano Nacional de Segurança Pública e a eleição para a nova presidência e vice-presidência do colegiado. Na oportunidade, Wlademir Costa pleiteou, no colegiado, estudos científicos e parceria para realização de cursos de pós-graduação. “Nossos objetivos são valorizar o policial e investir na capacitação com foco na eficácia e segurança às diversas atividades inerentes à Polícia Judiciária. Estamos buscando para a Polícia Civil do Tocantins constantes melhorias, modernização e tecnologia de ponta, capacitação profissional, treinamento e segurança para o melhor desempenho das atividades e prestação de serviços à população de todo o Estado”, destacou o gestor.
O encontro conta com a participação de representantes da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O colegiado foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece, às secretarias estaduais, informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública, e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação.
O titular da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins está acompanhado da superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda; do diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa; dos delegados Mozart Félix e Milena Albernaz, que atuam na Secretaria de Representação do Tocantins em Brasília; e da assessora da Superintendência de Segurança Integrada, Denise França.