Governo do Tocantins oferta Centro de Apoio para romeiros do Senhor do Bonfim

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins oferta Centro de Apoio para romeiros do Senhor do Bonfim

Neste ano o atendimento do Centro de Apoio do Governo acontece entre os dias 07 e 16 de agosto

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), oferecerá suporte aos romeiros da tradicional festa  do Tocantins, a Romaria do Senhor do Bonfim. O evento acontece entre os dias 06 e 16 de agosto, e o Centro de Apoio do Governo atenderá entre os dias 07 e 16.

Tradição entre os devotos, a Romaria do Senhor do Bonfim inicia-se na nesta sexta-feira, 06, no povoado do Senhor do Bonfim, a 24 km de Natividade. O Governo do Tocantins, por meio da  Setas, participa do evento, com o Centro de Apoio, com estrutura montada, no km 12, entre Natividade e o Povoado do Bonfim. O objetivo é oferecer suporte de apoio às famílias e grupos de romeiros, com água, frutas, banheiro e cadeiras para descanso, além de assistência à saúde e orientações sobre cuidados sobre a Covid-19 . O atendimento no Centro de Apoio do Tocantins acontece entre os  dias 07 a 16.

A Romaria do Senhor do Bonfim, de Natividade, atrai, anualmente, em agosto, milhares de fiéis de diversos municípios tocantinenses, além de devotos de outros estados. “Durante o evento, em apoio aos romeiros, o Governo do Tocantins participa com uma barraca de apoio, no meio do percurso, oferecendo banheiro, água, café, frutas, cadeiras e alimentação, gratuitamente, além de assistência à saúde, àqueles que precisarem”, segundo o gerente do setor de Inclusão Produtiva da Setas, Raimundo Gonçalo.

Joaquim Maia, 47 anos, de Porto Nacional, viaja há treze anos, com a família e amigos, cerca de 20 pessoas, para Natividade e de lá fazem o percurso da peregrinação, 24 km, em quatro horas de caminhada até o povoado do Bonfim.  “Eu já tinha o hábito de ir ao Bonfim e me identifiquei com o momento de devoção e fé. É um entendimento de sacrifício para aumentar a fé no Senhor do Bonfim, e aí entendi que deveria ir mais vezes”, contou.

O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destaca que o Governo do Estado entende como necessário atender aos fiéis que estão em busca de um compromisso de fé e que se sentem cansados pelo caminho. “É uma determinação do Governador, Mauro Carlesse, que na medida em que for aberto o Santuário o Governo esteja presente para o atendimento às famílias e aos grupos de romeiros, com apoio e assistência à saúde com aferição de temperatura e pressão, além de orientações sobre os cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19”, afirma o secretário.

História

A Romaria do Povoado do Senhor do Bonfim teve origem com o surgimento de Natividade, já com 279 anos. A primeira igreja foi construída no povoado em 1750, depois que um vaqueiro encontrou uma imagem do santo em cima de um toco de árvore. Como o festejo foi crescendo, em 1941,um templo maior foi construído: o Santuário do Senhor do Bonfim.

Romaria

Em Natividade – município a cerca de 278 km, seguindo pela rodoviaBR-010 – o festejo é realizado há mais de dois séculos, entre os dias7 e 15 de agosto, e deu origem à primeira igreja construída nopovoado, em 1750. Anualmente, milhares de fiéis percorrem os 24 km queseparam Natividade do povoado ou mesmo distâncias maiores a pé, emagradecimento por uma graça.

Peregrinos

Durante a romaria, é comum a presença de fiéis nas estradas, empequenos grupos. Muitos vêm caminhando de longas distâncias, pagandopromessas por graças recebidas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA