Governo do Tocantins marca presença em debates internacionais no 8º Fórum Mundial da Água

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins marca presença em debates internacionais no 8º Fórum Mundial da Água

Na programação desta terça-feira, 20, representantes do Governo do Tocantins estiveram presentes na 5ª Conferência Internacional para Líderes Regionais e na sessão sobre “Investimentos para o futuro 2018: finanças de águas urbanas”. Ambas fazem parte do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrem em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, até o próximo dia 23.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. O objetivo do evento é contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

Na 5ª Conferência Internacional para Líderes Regionais, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Meire Carreira, pontuou que apesar da discussão ser global a problematização focou nas demandas dos municípios, sendo no Brasil ou em qualquer outro país. “Foi um painel de alto nível com discussões a nível mundial. Foram mostrados cases realizados na gestão hídrica para conter crises no setor”, afirmou. A gestora estadual destacou que o compartilhamento de informações e conhecimentos é o caminho a ser seguido para garantir a preservação e o acesso sem distinção aos recursos hídricos.

Num segundo momento, a sessão “Investimentos para o futuro 2018: finanças de águas urbanas” foi o momento que a gestora estadual aproveitou para explanar sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins de estratégias e execução na área de gestão hídrica. “O Projeto Olho D’Água é resultado de orçamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. São debates transversais que são voltados para garantir água em quantidade e qualidade”, falou. O fortalecimento dos Comitês das Bacias Hidrográficas, que são colegiados independentes, é outra ação do Estado que teve destaque na roda de conversas entres os representantes mundiais. “Mostrar o que estamos fazendo no Tocantins e sermos ouvidos com atenção é a prova de que o Tocantins está desenvolvendo projetos de excelência”, finalizou a secretária Meire Carreira.

Em paralelo, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, acompanhou a sessão sobre as novas formas de financiamentos do BNDES.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA