Implementação abrangente de habilidades emocionais no currículo escolar visa promover bem-estar e sucesso educacional para servidores, estudantes e famílias.
Em um esforço para aprimorar as competências socioemocionais na rede estadual de ensino do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou no dia 14 de agosto, em Palmas, o inovador programa “Escola de Emoções”. Inserido no âmbito do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), essa iniciativa ambiciosa tem como alvo servidores, estudantes e famílias.
A essência do programa Escola de Emoções repousa na incorporação de competências socioemocionais ao currículo escolar. A execução deste trabalho se dará por equipes multiprofissionais compostas por psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais, juntamente com os professores. Para apoiar essa empreitada, a Seduc fornecerá materiais didáticos específicos, os quais serão utilizados desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.
Fábio Vaz, Secretário de Estado da Educação, realçou a importância da Escola de Emoções ao promover o autoconhecimento e o autocontrole, qualidades cruciais que nutrem um desempenho profissional excepcional e um desenvolvimento socioemocional pleno. Vaz afirmou com destaque que o programa será implementado em todo o território tocantinense, abrangendo indiscriminadamente as escolas estaduais. Ele enfatizou a busca por uma política colaborativa com os municípios, para planejar e executar ações que priorizem o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e emocionais.
Edinho Fernandes, subsecretário de estado da educação, enfatizou o impressionante avanço conquistado na educação tocantinense, sublinhando que sob a liderança de Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira, têm se concretizado investimentos e realizações que marcam um capítulo inédito na trajetória educacional do estado. As ações empreendidas estão redefinindo os padrões de excelência e renovando a promessa de um futuro educacional promissor.
A formação dos profissionais é um pilar fundamental desse programa. Dando continuidade ao evento que iniciou na segunda-feira, dia 14, nesta terça-feira, dia 15, equipes multiprofissionais das Superintendências de Gurupi, Arraias, Colinas e Guaraí participaram da formação no Auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya. Entre os beneficiados, estão superintendentes regionais de educação, assessores de gestão pedagógica e educacional, técnicos de currículo, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos, coordenadores pedagógicos e representantes das redes municipais.
A abordagem da Escola de Emoções é inserir competências socioemocionais no currículo para fomentar a reflexão e a conscientização desses aspectos. Além de melhorar a aprendizagem dos alunos, a iniciativa também visa oferecer intervenções sociopsicopedagógicas para estudantes que enfrentam problemas socioemocionais, como bullying, ansiedade e depressão.
A implementação das competências emocionais no currículo escolar do Tocantins teve início em 2022 e, com o programa Escola de Emoções, esse enfoque se estende de maneira integrada a todas as áreas de conhecimento. O estado tem se destacado nacionalmente pelo maior número de equipe multiprofissional atuando nas escolas estaduais, contando com mais de 200 psicólogos, cerca de 250 assistentes sociais e mais de 600 orientadores educacionais.
O Superintendente da Regional de Educação de Gurupi (SREG), o professor Antonio Carlos Pakalolo, enfatizou de maneira contundente a essencialidade de direcionar investimentos à capacitação dos profissionais. Sua visão aponta para a criação de um ambiente escolar que transcenda os limites do aprendizado convencional, concebendo-o como um espaço propício à saúde mental e acolhimento. O resultado almejado é a sinergia entre o enriquecimento acadêmico e o desenvolvimento emocional dos alunos, fomentando uma geração não apenas bem instruída, mas também preparada para enfrentar os desafios da vida com resiliência e confiança.
O evento também marcou a apresentação da Coleção Escola de Emoções, composta por materiais didáticos impressos para estudantes, materiais impressos e aulas digitais para professores, e um recurso de apoio para famílias, com o objetivo de promover momentos de integração, fortalecimento de vínculos e resolução de conflitos familiares.
O professor Jonas Amaral, Orientador Educacional no Instituto Presbiteriano Araguaia na cidade de Gurupi, destacou que a Escola de Emoções humanizará ainda mais o ambiente escolar, preparando os educadores para oferecerem suporte emocional aos estudantes, demonstrando o poder transformador da educação com empatia e carinho. Ele ressaltou que o investimento naqueles que moldam as futuras gerações é uma estratégia valiosa para o governo do Tocantins, através da Seduc.