Governo do Tocantins instala Plataforma de Coleta de Dados na bacia do Rio Cunhãs

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins instala Plataforma de Coleta de Dados na bacia do Rio Cunhãs

Essa é a quarta plataforma instalada em 2022, ampliando a rede hidrometeorológica do Estado

O Governo do Tocantins instalou, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mais uma Plataforma de Coleta de Dados (PCDs) da atual etapa de ampliação da Rede Hidrometeorológica. A unidade de monitoramento instalada na Bacia Hidrográfica do Rio Cunhãs, no município de Bernardo Sayão, entrou em operação na sexta-feira, 16, passando a ser acompanhada diretamente da Sala de Situação da Semarh, com dados em tempo real.

A plataforma do rio Cunhãs é a quarta unidade instalada, de um total de 20  plataformas adquiridas no ano de 2022, com a finalidade de ampliar a rede de monitoramento dos rios das bacias hidrográficas pertencentes ao Sistema Tocantins-Araguaia. As outras três PCDs instaladas, no segundo semestre deste ano, estão operando no rio Dueré, na Bacia do rio Formoso; no rio Jenipapo, em Arapoema; e no rio Crixás, em Brejinho de Nazaré.

A secretária de Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, avaliou o investimento na ampliação da rede de monitoramento. “Neste ano, foram investidos mais de R$ 1,3 milhão na aquisição de equipamentos de ponta, para ampliação da nossa rede de monitoramento dos recursos hídricos. A ampliação da cobertura de monitoramento da plataforma de dados da segurança hídrica do Tocantins aumenta o aporte de informação para a análise da viabilidade de uma diversidade de empreendimentos em diferentes regiões do Estado. A unidade instalada no Rio Cunhãs leva os benefícios dessa rede aos usuários de água, empreendedores e gestores da bacia na região de Bernardo Sayão”, ponderou Miyuki Hyashida.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, reiterou que a ampliação da rede hidrometeorológica do Estado é um compromisso do Governo do Tocantins para que seja alcançada a cobertura total do monitoramento da chuva, nível e vazão de todos os cursos hídricos, no território tocantinense. “Essas estações por telemetria reúnem dados em tempo real da segurança hídrica das bacias hidrográficas do Estado. São dados que auxiliam o empreendedor na hora da implantação de seu projeto de irrigação, de piscicultura, de turismo e lazer, bem como de abastecimento doméstico, além de subsidiar o órgão ambiental com dados importantes para o licenciamento e a fiscalização do uso racional dos recursos hídricos”, afirmou.

O gerente de Hidrometeorologia, Lorenzo Rigo Holsbach, ressaltou que os equipamentos adquiridos possuem tecnologia de ponta e ampliam o monitoramento quantitativo realizado a partir da Sala de Situação. O gerente enfatizou que os dados são atualizados a cada 15 minutos e o boletim diário é publicado no site da Semarh.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA