Governo do Tocantins inicia novas entregas de bolsas de colostomia

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins inicia novas entregas de bolsas de colostomia

Serviço deve beneficiar cerca de 400 pacientes atendidos nos Serviços e nos Centros Especializados em Reabilitação

Em busca de proporcionar uma melhora na qualidade de vida dos pacientes atendidos pelos Serviços e pelos Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou na última semana a entrega de nova remessa de bolsas de colostomia. Desde 2022, mais de 3 mil bolsas já foram distribuídas, beneficiando aproximadamente 400 pacientes acompanhados em todo o Estado.

A estomia é um procedimento cirúrgico que consiste na realização de uma abertura artificial no corpo para criar um acesso entre os órgãos internos com o meio externo. Permanente ou temporária, a estomia também pode ser adotada para auxiliar na alimentação ou na respiração em outras condições clínicas.

Segundo a enfermeira especialista em estomaterapia do CER-III, em Palmas, Andreia Araújo, “a entrega das bolsas tem sido realizada diariamente por meio de agendamento, pois sabemos que muitos pacientes aproveitam a vinda ao Centro para realizar os atendimentos e pegar as bolsas”.

“É muito gratificante, porque sabemos que as bolsas representam o ganho de vida aos pacientes. Como profissional me sinto realizada, porque sei que estou atendendo e levando qualidade de vida, orientações sobre conviver com esse item. A gente não foca somente no usuário da bolsa, mas em todas as áreas sejam elas de saúde ou não”, acrescentou a enfermeira Andreia Araújo.

Um desses pacientes beneficiados na entrega é o Francisco Neurivan do Nascimento, de 56 anos, e que mora na Capital. “É uma benção de Deus poder receber essas bolsas da SES-TO, porque isso me ajuda em várias situações, sendo a principal a financeira, pois com a renda que eu ganho não consigo comprar as bolsas diárias e, por meio dessa ajuda, fico tranquilo! Sou muito grato por receber esse auxílio”, afirmou.

Doação das bolsas de colostomia

O SUS é responsável pela distribuição dos equipamentos coletores e de segurança nos centros, que orientam quanto ao manuseio das bolsas de colostomia, fixadas na abertura da estomia e fundamentais para a autonomia dos pacientes.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA