Ação interinstitucional realizada no Quilombo Kalunga do Mimoso buscou novas estratégias de atendimento às necessidades específicas da região
O Governo do Tocantins realizou, nos dias 3 e 4 de julho, uma ação interinstitucional no Quilombo Kalunga do Mimoso, localizado no município de Arraias, na região sudeste do estado. A iniciativa foi conduzida de forma integrada pelas Secretarias de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e da Igualdade Racial (Seir), para fortalecer as políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais quilombolas.
A programação iniciou com uma reunião entre representantes do Governo do Tocantins, da Prefeitura de Arraias e de órgãos federais. O encontro buscou avaliar as ações já desenvolvidas e construir, de forma coletiva, novas estratégias de atendimento às necessidades específicas das comunidades quilombolas da região.
“Nos comprometemos com a comunidade a buscar soluções para as questões que vocês apresentaram”, reforçou o secretário de Estado da Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira, durante a escuta no território.
No decorrer do encontro, a Seir apresentou duas importantes devolutivas: a confirmação, por parte da prefeitura municipal, da melhoria da estrada de acesso ao território; e a atualização sobre o andamento do projeto Minha Casa, Minha Vida Quilombola, voltado à garantia do direito à moradia digna em territórios tradicionais.
Já a Sepot compartilhou informações sobre os avanços no projeto de implantação de poços artesianos, destacando que o projeto está finalizado, com a parceria técnica firmada com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).
Além da apresentação de programas federais, como o Arroz Meu da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a visita também acolheu novas demandas da comunidade, como ações voltadas à preservação e valorização da cultura ancestral Kalunga.