Governo do Tocantins fortalece políticas públicas para comunidades quilombolas, em Arraias

logo

Conecte conosco

Governo do Tocantins fortalece políticas públicas para comunidades quilombolas, em Arraias

Ação interinstitucional realizada no Quilombo Kalunga do Mimoso buscou novas estratégias de atendimento às necessidades específicas da região

O Governo do Tocantins realizou, nos dias 3 e 4 de julho, uma ação interinstitucional no Quilombo Kalunga do Mimoso, localizado no município de Arraias, na região sudeste do estado. A iniciativa foi conduzida de forma integrada pelas Secretarias de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e da Igualdade Racial (Seir), para fortalecer as políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais quilombolas.

A programação iniciou com uma reunião entre representantes do Governo do Tocantins, da Prefeitura de Arraias e de órgãos federais. O encontro buscou avaliar as ações já desenvolvidas e construir, de forma coletiva, novas estratégias de atendimento às necessidades específicas das comunidades quilombolas da região.

“Nos comprometemos com a comunidade a buscar soluções para as questões que vocês apresentaram”, reforçou o secretário de Estado da Igualdade Racial, Adão Francisco de Oliveira, durante a escuta no território.

No decorrer do encontro, a Seir apresentou duas importantes devolutivas: a confirmação, por parte da prefeitura municipal, da melhoria da estrada de acesso ao território; e a atualização sobre o andamento do projeto Minha Casa, Minha Vida Quilombola, voltado à garantia do direito à moradia digna em territórios tradicionais.

Já a Sepot compartilhou informações sobre os avanços no projeto de implantação de poços artesianos, destacando que o projeto está finalizado, com a parceria técnica firmada com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

Além da apresentação de programas federais, como o Arroz Meu da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a visita também acolheu novas demandas da comunidade, como ações voltadas à preservação e valorização da cultura ancestral Kalunga.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.