Edital publicado no Diário Oficial oferece oportunidades para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.
O Governo do Tocantins anunciou no Diário Oficial da última sexta-feira, dia 10, a abertura do edital para o processo seletivo simplificado visando ao Curso de Formação de Brigadistas Florestais (CFBF) e à prestação de serviço voluntário na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. Sob coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), com intermédio da Defesa Civil Estadual e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o programa oferece 80 vagas distribuídas nos nove municípios onde há unidades operacionais do Corpo de Bombeiros.
O curso terá uma carga horária de 40 horas e será realizado de forma presencial, incluindo aulas teóricas e práticas. As inscrições estarão abertas a partir das 10h desta segunda-feira, 13, e serão feitas exclusivamente online através do site do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins: www.bombeiros.to.gov.br.
Essa iniciativa integra o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, no qual os profissionais selecionados terão a missão de evitar e combater incêndios, trabalhando em estreita colaboração com o Corpo de Bombeiros.
O superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves, destacou a eficácia dessa parceria, explicando que o objetivo é formar 80 brigadistas para atuarem nas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros. Esse modelo tem se mostrado eficiente ao reforçar a estrutura de resposta aos incêndios, tanto localmente quanto em casos de emergências que exigem apoio de outras regiões.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 16 vagas para Taquaralto/Taquaruçu; 10 vagas para Palmas; 08 vagas para Araguaína, Gurupi e Dianópolis; e 06 vagas para os municípios de Paraíso, Porto Nacional, Colinas, Guaraí e Araguatins. O período de inscrição será de 13 a 24 de maio, com formação de cadastro reserva.
A seleção dos candidatos incluirá um Teste de Aptidão Física, além do atendimento aos demais requisitos do edital, como idade entre 18 e 50 anos, boa condição de saúde comprovada por atestado médico e regularidade com as obrigações eleitorais.
As aulas teóricas estão programadas para ocorrer entre 11 e 14 de junho, nos quartéis do CBMTO ou em local definido pelo Comandante da Unidade Bombeiro Militar. Já as aulas práticas serão realizadas em ambientes apropriados, incluindo áreas externas aos quartéis, em horários diurnos e noturnos.