O imunizante deve ser aplicado quatro meses após a primeira dose de reforço e, preferencialmente, com vacina da Pfizer.
O governo do estado afirmou que espera receber novas remessas para começar a aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. A aplicação foi recomendada nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Saúde, mas ainda não há prazo para esta fase da campanha começar nos 139 municípios do Tocantins.
A Secretaria de Estadual de Saúde (SES) disse na manhã desta quinta-feira (24) que recebeu uma Nota Técnica da Secretaria do Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, com as orientações para aplicação da 4ª dose. O imunizante deve ser aplicado quatro meses após a primeira dose de reforço e, preferencialmente, com vacina da Pfizer.
Apesar do contato, “a SES destaca que a distribuição das doses, entretanto, é condicionada ao envio das mesmas pelo órgão federal, o qual ainda não efetuou o repasse dos referidos imunizantes destinados a este público”.
Conforme o governo federal, a aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias ainda não está definida, mas essas recomendações “podem ser revistas a qualquer momento”, informou a nota.
Na nota técnica, o Ministério da Saúde também disse que reconhece que há poucos dados sobre a “magnitude” e duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid, mas que “diferentes estratégias de vacinação por parte dos países devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas e que surgimento de novas variantes de preocupação também deve ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis”.