Governo do Estado fomenta novas possibilidades para preservação ambiental na Agrotins

logo

Conecte conosco

Governo do Estado fomenta novas possibilidades para preservação ambiental na Agrotins

Durante 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins-2018), cujo tema é “O Futuro da Agroindústria Sustentável”, no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) o curral ecológico continua chamando atenção por sua simplicidade, excelente custo benefício e importante reaproveitamento dos pneus; material de descarte difícil para a natureza.

Além do curral, esse ano a Semarh está expondo no mesmo espaço outras peças de interesse ecológico ao público. Quem que passa por lá pode conferir o tanque para piscicultura, vasos decorativos, mesa, bancos e a cerca, todos confeccionados com os pneus.

Segundo a engenheira ambiental da Semarh, Cíntia Azevedo, os projetos foram executados pensando a partir do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF). “Em relação ao curral desenvolvemos uma ideia possível, barata e fácil de ser aplicada nas pequenas propriedades e que possibilita maior conforto ao gato de leite.”

No protótipo exposto pela Semarh foram utilizados 30 pneus de aro 20 conseguidos, por meio do Eco Ponto de Palmas e madeiras apreendidas que foram doadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os materiais possibilitaram a execução do curral que mede 6m x 4m. O investimento foi de R$ 23,00 referente a pregos, parafusos e arruelas, segundo informou a engenheira Cíntia.

O pecuarista Porfílio Junior, da cidade de Santana do Araguaia (PA), esteve analisando o projeto. “Achei interessante pelo aproveitamento do que temos de mais difícil de descartar hoje que é o pneu, além de prático e fácil de ser feito.”

O secretário da Semarh, Leonardo Cintra, destacou que a participação da pasta é para demonstrar a viabilidade sustentável para o homem do campo. “Os nossos projetos são de baixo custo, porém atendem de forma eficiente a reutilização de resíduos que seriam despejados no meio ambiente”, afirmou

Outra atração é a Expo Solar Tocantins, uma feira de tecnologia solar que surgiu, via iniciativa do órgão ambiental estadual. A necessidade expor os serviços oferecidos pelas empresas de energia solar, no Tocantins, vem de encontro a aprovação da Política do Pró-Solar, que busca dentro de suas diretrizes fomentar e incentivar a divulgação desse serviço em todo Estado.

Este é o primeiro ano da feira que contou com a parceria Semarh, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura(Seden) e oito empresas do setor.

A Agrotins 2018 segue até o dia 12, das 9 às 17 horas no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na Rodovia TO – 050, km 23 – Estrada Vicinal – km.08 – Zona Rural.

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA