logo

Conecte conosco

Governador Wanderlei Barbosa inaugura sede do Grupamento Aéreo da PMTO

O Apoio aéreo do GRAER possibilita aos grupos especializados da PMTO condições de pronta resposta, onde a velocidade de deslocamento e chegada ao local de evento é fator preponderante ao sucesso da missão.

Na tarde desta terça-feira, 7, a Polícia Militar do Tocantins, com apoio do Governo do Estado, realizou a solenidade de inauguração da sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER). O evento aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG) da PMTO, em Palmas, onde fica localizada a nova sede da Unidade.

Presente na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa assinou o decreto de criação do GRAER na estrutura organizacional da PMTO e realizou a entrega de uma nova viatura para o grupamento. Segundo o governador “uma aeronave dessas contribui em várias ações da Polícia Militar, desde de policiamento e fiscalizações até mesmo para salvar pessoas. Fico feliz de participar desse momento histórico para a PM e para o Governo do Tocantins”, disse o governador Wanderlei Barbosa.

Com foco central no apoio operacional às unidades de área mais distantes da capital, o apoio aéreo do GRAER possibilita aos grupos especializados da PMTO condições de pronta resposta, onde a velocidade de deslocamento e chegada ao local de evento é fator preponderante ao sucesso da missão.

Governador Wanderlei Barbosa assina Decreto que permite a criação do GRAER. – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download

Segundo o Comandante-geral da PMTO, coronel Silva Neto, a criação do GRAER é uma conquista muito importante para a Polícia Militar, onde está sendo feito um excelente trabalho pela equipe.

“O Grupamento Aéreo é a realização de um sonho planejado ao longo de toda uma década, e hoje alcança a sua legitimidade e nova denominação através da assinatura do Decreto estadual. É muito gratificante ver o resultado do esforço empreendido por todos os policiais militares que ajudam a construir as ações desse comando”. Enfatizou o coronel Silva Neto.

A demanda reprimida de uma Unidade Aérea Pública com foco no alto rendimento e baixo custo operacional, motivaram a construção do Grupamento. Para o tenente-coronel Eduardo, comandante do GRAER-PMTO, é a realização de um sonho, mas o trabalho não para e a equipe está preparada face as várias necessidades que surgirem.

Descerramento da placa de inauguração do GRAER. – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download

“ São muitas responsabilidades técnicas dentro de uma unidade aérea, desde a formação técnica dos tripulantes, a formação do corpo administrativo, treinamento e ganho de proeficiência em voo, licenças, habilitações, dentre outras variantes com grande intensidade, onde ao longo destes últimos 2 anos o GRAER da PMTO venceu, avançou e evoluiu em todas elas”, destacou o comandante tenente-coronel Eduardo.

O lançamento da Unidade é resultado do esforço empreendido e o reconhecimento por parte do comando da corporação quanto a consolidação da Unidade Especializada dentro do organograma da Polícia Militar do Tocantins.

Governador Wanderlei Barbosa entrega viatura a unidade do GRAER. – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download

GRAER – PMTO

O GRAER – PMTO como unidade aérea pública possui prerrogativas de voo junto aos órgãos de controle aéreo que proporciona prioridades para rápido deslocamento de atendimentos das demandas aéreas da corporação, seja para apoio a um militar ferido, translado de insumos e materiais ou no apoio as tropas especializadas e ao combate ao crime organizado no Estado do Tocantins. O Grupamento tem condições de apoiar e potencializar as ações da corporação, representa um forte incremento logístico a PMTO a fim de fazer frente as mais variadas responsabilidades do dia a dia da corporação e da sociedade tocantinense.

Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa fala da importância de um grupamento aéreo para a PM e o Estado. – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download

Aeronaves

A Unidade aérea da PMTO, conta atualmente com duas aeronaves e quadro de pilotos e tripulantes capacitados e aptos para realizar operações de segurança pública em apoio aos órgãos estaduais e municipais, como monitoramento aéreo em operações policiais; apoio em operações de combate a queimadas; transporte de armas; transporte de pacientes, equipamentos e insumos hospitalares, como as vacinas utilizadas na pandemia da Covid-19; órgãos para transplantes e apoio funerário para militares e familiares.

A primeira aeronave do Grupamento foi fruto de uma apreensão realizada pela Polícia Federal e trata-se de um Cessna Centurión modelo C210 prefixo Papa Romeu – Romeu Mike, que foi batizado como GRAER Zero Um. Este modelo de aeronave é utilizado por muitos grupamentos policiais e possui alta performance e custo operacional modesto. Possui capacidade total de seis ocupantes e velocidade média de cruzeiro de 165 nós ( milhas náuticas por hora) o equivalente a 300 km/hora.

Comandante-geral da PMTO, coronel Silva Neto – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download

Em 2021, foi viabilizado após gestão do comando da corporação junto à justiça federal, a cessão de uso de mais uma aeronave para o GRAER, o Papa Papa – Alfa Alfa Zulu, designado em nossa unidade como GRAER Zero Dois. Trata-se de uma aeronave multimotora modelo Baron G58, com excelentes condições operacionais e conforto interno, representa importante incremento a frota de aeronaves da PMTO. O GRAER Zero Dois possibilitará ações operacionais mais amplas, mais extensas e mais confortáveis, haja vista sua autonomia e elevado alcance de voo de 1480 milhas náuticas, aproximadamente 2.700 quilômetros em linha reta.

Nova viatura

A nova viatura do GRAER possui plotagem com identidade visual própria com predominância do verde peculiar à aviação e preserva as características de plotagem da nova identidade visual das viaturas da PMTO.

Tenente-coronel Eduardo, comandante do GRAER-PMTO – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download

Governador Wanderlei Barbosa recebe homenagem do comandante do GRAER. – Ademir dos Anjos/ Governo do Tocantins file_download
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.