Governador recebe federações para dialogar sobre complementação de alíquota de ICMS

logo

Conecte conosco

Governador recebe federações para dialogar sobre complementação de alíquota de ICMS

Através de um pedido da Fecomércio, na tarde de hoje, 21, ocorreu uma audiência entre o Governador Mauro Carlesse e mais três federações que representam as micro e pequenas empresas do Estado para a discussão e protocolo de um documento que pede a extinção do diferencial de alíquota de ICMS (complementação de alíquota). Atualmente, este tributo recebe uma redução de 50% nas operações interestaduais e atinge as empresas do que são enquadradas no Simples, ou seja, mais de 90% das empresas do estado.

Durante o encontro o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, apontou que anualmente esta medida é tratada junto ao Governo. “Nós estamos desde 2012 nesta luta para que o Governo crie uma solução para esta demanda. Sempre fomos ouvidos e agraciados com a manutenção da redução de 75%.  O Senhor foi deputado e acompanhou isso. Mas as Microempresas têm que ter um diferencial e na verdade elas devem ser menos tributadas, senão acaba sendo inviável se manter no Simples”, ressaltou.

“Por isso estamos juntos imbuídos em requerer isto ao Governo do Estado pois sabemos que o percentual de arrecadação é baixo, mas para as micro e pequenas empresas é muito alto esta tributação em especial”, disse Pisoni.

Protocolo de Ofício

Na oportunidade foi entregue ao Governador Mauro Carlesse o documento anterior protocolado junto a Secretaria da Fazenda que traz um estudo técnico tanto dos impactos desta medida para as empresas quanto para a gestão estadual e um novo ofício que solicita a extinção desta complementação de alíquota. O documento conta com a assinatura da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), da Federação das Indústrias (Fieto), da Federação das Associações Comerciais e Industriais (Faciet), da Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual (Femicro), da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Fampec) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA