A partir desta sexta-feira, 09, todas as unidades de delegacia de Polícia de Civil de Gurupi funcionarão em um só prédio, chamado de complexo de delegacias da PC. Durante a manhã de hoje o governador Marcelo Miranda (MDB) inaugurou o complexo de delegacias e também entregou 15 novos veículos e ultrabooks ao escritório regional do Ruraltins e um ônibus escolar para a APAE de Aliança do Tocantins.
O governador iniciou seu pronunciamento após a entrega do complexo de delegacias, anunciando que 200 soldados/alunos aprovados no concurso que se realizará no próximo domingo, 11, farão o curso de formação em Gurupi, atendendo a uma solicitação dos vereadores da cidade.
O governador assegurou que a discussão agora, em nível nacional, é o combate à criminalidade. Para tanto, o Governo Federal lançou um plano de financiamento bilionário para a Segurança Pública, que vai permitir aos Estados investimentos na área. “Não podemos e não vamos perder a guerra para a criminalidade”, garantiu.
Complexo da Polícia Civil
Delegacias de Homicídios e Proteção a Pessoas, Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher, Delegacia Especializada em Investigações Criminais da Região Sul, Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente e todas as demais irão atender na Avenida Goiás, próximo a Avenida Beira Rio e ao prédio da Câmara Municipal da cidade.
Em entrevista exclusiva ao Portal Orla Notícias, o Secretário de Segurança Pública, César Simoni, comentou que a finalidade de unir todas as delegacias em um só prédio é oferecer melhor condição de trabalhos aos policiais, garantir mais segurança para as unidades, criar uma identidade visual para a PC, além de um melhor atendimento para a população gurupiense.
Questionado pelo Orla Notícias, sobre uma discussão que foi levantada recentemente na Câmara Municipal de Gurupi pelos vereadores com relação a dificultar o acesso de pessoas, que moram em bairros distantes do centro, o secretário acredita que isso não é um problema. “A população logo vai entender os motivos, vai ficar satisfeita com isso e a distância em muito pequena para o resultado em favor da população”, argumentou.
Simoni acredita ainda que hoje a polícia civil do Tocantins está preparada para enfrentar o crime organizado em qualquer nível e realizar o trabalho de prevenção e combate à criminalidade no dia-a-dia. Tudo isso, segundo o secretário, é fruto do trabalho de parceria com o judiciário, Polícia Militar, órgãos públicos e iniciativa privada.
Durante o evento, foram entregues 104 pistolas calibre .40 modelo 840 a unidade de Gurupi. A Delegada Regional de Gurupi, Eliane Machado Pereira, destacou que o complexo de delegacias irá refletir em um melhor serviço a cidade.
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, considera de grande importância à inauguração do complexo de delegacias para a segurança pública da cidade e da região, otimizando o combate à criminalidade. Laurez se comprometeu em ceder à Secretaria de Segurança Pública uma área para o depósito de veículos apreendidos.
Obras na cidade
Já a deputada Josi Nunes citou várias obras realizadas pelo governo do estado em Gurupi e região que contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico do Sul do estado.
Na ocasião, o governador anunciou a duplicação da avenida Goiás até o distrito industrial de Gurupi, com recursos próprios do estado e de emenda parlamentar da deputada federal Josi Nunes.
Foi anunciada também a construção de portal na BR 153, na altura do distrito industrial, e o início de estudos para implantação do Colégio Militar de Gurupi.
Estiveram presentes a deputada federal Josi Nunes, o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, os prefeitos de Gurupi, Dueré, São Salvador, Figueiropólis, Peixe e Araguatins, autoridades estaduais e lideranças locais e regionais.