Cerimônia no Palácio do Planalto marca inclusão do estado na lista de contemplados, com destaque para planejamento estratégico e projeção de 20 mil novas habitações.
Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 23, no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador Wanderlei Barbosa comemorou a inclusão do Tocantins na lista de contemplados com mais de 1.500 unidades habitacionais, resultado da 1ª Seleção de Propostas para o Novo Minha Casa Minha Vida (MCMV). Os projetos selecionados foram apresentados pelo Governo do Tocantins, pelos municípios e pela iniciativa privada.
A cerimônia, que contou com a presença do Lula, do ministro das Cidades, Jader Filho, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente da Caixa, Carlos Vieira, teve lugar no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O secretário das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Benfica, também esteve presente acompanhando o governador.
A primeira seleção concentrou-se no Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), voltado para atender às famílias da Faixa 1, aquelas com renda de até 2 salários-mínimos (R$ 2.640,00 em valores atuais). Este fundo disponibiliza recursos da União para investimentos em unidades habitacionais e na construção de equipamentos públicos, como educação e saúde, complementando a habitação.
O governador Wanderlei Barbosa destacou o planejamento estratégico do Governo do Tocantins como um fator crucial para o êxito do estado. “O Governo Federal reconhece o nosso planejamento. Nossos projetos são sólidos e alinhados com os objetivos do programa. Iniciaremos a construção das primeiras unidades habitacionais, com a expectativa de concluir os demais projetos. Cumprimos nossa parte de maneira exemplar, e milhares de famílias tocantinenses realizarão o sonho da casa própria”, afirmou o governador.
O secretário Thiago Benfica acrescentou que o Tocantins já dispõe de projetos prontos para mais de 10 mil unidades habitacionais, que serão apresentados nas próximas seleções do FAR, além de projetos destinados ao FAR Rural e ao Fundo de Desenvolvimento Social, outras linhas de financiamento do MCMV. “Essas unidades selecionadas representam apenas o primeiro passo de um grande projeto habitacional do Governo do Tocantins. Considerando as três linhas em desenvolvimento, a previsão é que o Estado alcance até 20 mil unidades habitacionais por meio desse programa”, explicou Benfica.
Quanto ao processo de seleção, foram escolhidas 187,5 mil novas unidades habitacionais do MCMV para famílias da Faixa 1. Esses empreendimentos abrangerão 560 municípios em todo o Brasil, sendo 184 mil destinadas a famílias inscritas nos cadastros habitacionais em todos os estados. As 3 mil unidades restantes serão direcionadas a famílias que perderam seu único imóvel.