logo

Conecte conosco

Gestores municipais e técnicos participam de encontro de formação sobre investimentos e programas do FNDE

O encontro reúne prefeitos, secretários municipais de Educação e técnicos com representantes do FNDE

A implementação dos programas e a prestação de contas do uso dos recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) estão sendo discutidos em encontro realizado com prefeitos, secretários municipais de Educação e técnicos, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. As atividades iniciaram nesta quinta-feira, 26, e seguem até amanhã, 27, com palestras e atendimentos individualizados.

O encontro técnico está sendo realizado pelo FNDE, em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e conta com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Neste primeiro dia, ocorrem palestras sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, (PDDE), sobre o monitoramento, execução e prestação de contas de obras e do Plano de Ações Articuladas (PAR) e sobre  a atuação do Banco do Brasil.

Na sexta-feira, serão ministradas palestras sobre Políticas Públicas para o Transporte Escolar, sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras. De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, o trabalho em prol da Educação deve ser realizado com a participação de todas as instâncias.  “Estamos com os técnicos do FNDE trabalhando com os prefeitos, secretários municipais de educação, técnicos dos municípios, que recebem uma gama de informações para que, após retornarem aos seus municípios, garantam que o investimento reflita diretamente no atendimento dos estudantes”, apontou.

Conforme o vice-presidente do FNDE, as parcerias com as secretarias estaduais e municipais de educação são de fundamental importância. “Estamos realizando as capacitações para que eles consigam executar as políticas públicas. Não é simples fazer os investimentos públicos, queremos ajudar a superar as dificuldades, para que consigamos tirar as barreiras e executar as políticas públicas e melhorar o sistema de educação no País”, apontou.

O prefeito de Pedro Afonso e presidente reeleito da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, chamou atenção para o papel dos municípios na garantia da implementação das políticas do FNDE. “Estamos aprimorando os conhecimentos para que os processos transcorram com mais celeridade e para que as comunidades sejam beneficiadas por essa prestação de serviços”, ressaltou.

A secretária Municipal de Educação de São Salvador, Adriana Borba, destacou que o encontro tem um papel primordial na atualização dos profissionais que atuam nos municípios. “São muitos os projetos, em áreas específicas da educação, que demandam atenção, principalmente na hora de gerir os investimentos e os projetos. Essa é uma forma de adquirirmos mais conhecimento para estabelecermos as opções certas de investimento”.

Para a secretária Municipal de Educação de Brasilândia, Neide Maria Nunes, por mais que o município esteja com tudo planejado, o encontro ajuda a promover novos conhecimentos, bem como a interação com os demais gestores e técnicos. “Sempre tem conhecimentos novos, que podemos colocar em prática nos municípios e realizarmos uma boa gestão dos recursos nas áreas da alimentação escolar, do transporte escolar”.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA