logo

Gestores municipais de Saúde da região Ilha do Bananal discutem compromissos como Estado

Nesta terça-feira, 25, aconteceu a reunião Ordinária da Comissão Intergestora Regional Ilha do Bananal, em Alvorada. O secretário municipal de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, é o representante dos secretários municipais de Saúde da região Sul.

Durante a reunião o secretário Gutierres Torquato discorreu sobre o Termo de Compromisso, fruto da reunião técnica entre profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, lotados no Hospital Regional de Gurupi, e secretários municipais de saúde. Foi lido e aprovado o termo de compromisso entre a Secretaria Estadual e as Secretarias Municipais.

No documento de compromissos a serem cumpridos pelo Hospital Regional de Gurupi com os Municípios integrantes da Região da Ilha constam a implantação de um sistema  de regulação no município de Gurupi para garantir o atendimento dos pacientes oriundos de demandas espontâneas no HRG  com classificação de risco azul e verde  nas unidades básicas de referência. Consta também atender encaminhamentos realizados por profissionais enfermeiros (as) provenientes de municípios que não disponibilizam de médicos para o ato; efetivar o funcionamento do N.I.R (Núcleo Interno de Regulação) com resposta em tempo hábil e profissionais em todos os dias da semana e informar os municípios quanto as peculiaridades referentes a escala médica e disponibilidade de serviços.

No termo também consta dos Compromissos a serem cumpridos pelos municípios que integram a Região de Saúde da Ilha do Bananal com o Hospital Regional de Gurupi como Criar a Central de Regulação da Região da Ilha do Bananal, que será o canal responsável por regular os encaminhamentos com o Hospital Regional de Gurupi e garantir a permanência de transporte na referência até conclusão da avaliação médica do paciente encaminhado, que só deverá retornar munido da liberação de retorno\ou contra referência.

Para Gutierres esses encontros são bastante pertinentes para definir metas e melhorar todo o Sistema Único de Saúde. Segundo ele, quando todos se unem para discutir o SUS certamente a população é quem é beneficiada. Ele ressalta que Gurupi tem feito bem o seu dever que é em relação à Atenção Básica, além de oferecer diversos atendimentos ampliados que minimizam a demanda do Estado, mas o Hospital Regional de Gurupi é sem dúvida a referência para diversos municípios e por isso a necessidade de todos juntos debater o que pode melhorar e o que cada ente pode fazer sempre visando o bem-estar da população.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.