logo

Conecte conosco

Gestores educacionais do Sul do Estado discutem novo modelo de trabalho em rede

Secretários Municipais de Educação de 12 municípios da região Sul do Estado se reuniram nesta terça-feira, 19, em Gurupi para conhecer e discutir a implantação de um modelo de trabalho em rede, que poderá se consolidar como o primeiro grupo de gestão integrada e colaborativa da educação no Norte do Brasil. Foi apresentada a proposta do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), um mecanismo de cooperação federativa para troca de experiências, planejamento e trabalho em conjunto entre os municípios somando recursos e competências para o enfrentamento das dificuldades na área da Educação regional.

Para apresentar e sanar dúvidas sobre o ADE, o encontro, promovido pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) contou com a participação de um palestrante do Ministério da Educação (MEC).  “Eu vim falar desse modelo previsto na lei do Plano Nacional de Educação (PNE) que é de município com município, mas que nada impede a colaboração também com o Estado e a União. Mas, o nosso foco é a colaboração federativa intermunicipal para que possamos identificar um problema em comum a todos e resolvê-lo de forma integrada”, explicou Alexsander Moreira, Coordenador-Geral de Apoio às Redes e Infraestrutura Educacional do MEC.

Nenhum município do Tocantins está organizado neste modelo, e fortalecer o trabalho desenvolvido na área da Educação como um todo, é um dos objetivos, segundo Amanda Costa, Secretária da Educação de Gurupi. “Esse é um momento de sensibilização para o modelo ADE. A partir desse primeiro evento, os municípios que quiserem, vamos juntos montar um planejamento e estratégias que vão ser unificadas, isso não quer dizer que todos trabalharão juntos, mas vamos elencar as prioridades e definir as ações”, justificou.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – Tocantins) foi representada pela dirigente Municipal de Palmeirópolis, Hildene Tokio de Macedo. “Socializar conhecimento é muito importante para nós enquanto gestores municipais. Nós estamos lá na ponta, uma posição que sempre nos faz ter uma dificuldade maior em resolver os problemas do dia a dia”, disse.

Presente no evento a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, falou da importância de se implementar esse modelo inédito de gestão educacional integrada. “Eu me sinto mais segura a cada dia, em relação ao potencial e do trabalho que a Secretária Amanda está fazendo em nosso município, contribuindo conosco e com tantas outras pessoas para o desenvolvimento da nossa educação. Humanidade, participação, colaboração e integração são algumas das palavras-chave da nossa gestão, assim como o que se propõe esse evento que é a implementação desse novo modelo de cooperação educacional”, reforçou a Prefeita.

Arranjos

Homologada pelo MEC em 2011, a proposta do ADE é uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no PNE. O Brasil possui atualmente 13 ADEs, com mais de 414 mil crianças contempladas com as ações desenvolvidas.

Os municípios tocantinenses que devem fazer parte da região interligada pelo ADE são: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Crixás, Dueré, Gurupi, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Palmeirópolis, Sucupira, Peixe, Cariri do Tocantins e Talismã.

“Este encontro é de grande relevância para o desenvolvimento da educação no nosso Estado, tendo em vista a relevância da região Sul para todo o Tocantins. Com certeza, esta iniciativa de discutir a implementação do ADE será expandida para outras regiões e o Governo do Tocantins se sente muito feliz em fazer parte desta rede colaborativa, visto que fortalecer e garantir uma educação de qualidade no nosso território é uma das prerrogativas desta gestão. O que estiver ao alcance do Estado para colaborar com os municípios, será feito com muito zelo”, disse Adriana Aguiar, Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.