Gestores da Educação visitam exposição “Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins”

logo

Conecte conosco

Gestores da Educação visitam exposição “Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins”

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes tem levado caravanas de estudantes para visitar a exposição

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, e diretores regionais de Educação visitaram na quinta-feira, 23, a exposição Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins. Apoiada pelo Governo do Estado, a mostra fica aberta ao público até o dia 19 de junho.

Instalada no Memorial Coluna Prestes, em Palmas/TO, espaço gerenciado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a exposição conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, que tem levado caravanas de estudantes para conhecer um pouco mais sobre a formação do Tocantins.

A secretária Adriana Aguiar destacou a importância da exposição. “Essa é uma parte importante da história do Tocantins, que os nossos alunos estão tendo a oportunidade de conhecer, assim como a luta de um pioneiro pela criação do nosso Estado. E nós educadores também precisamos de momentos como este”, destacou.

O projeto, idealizado por José Wagner Praxedes e com curadoria do arquiteto José Eduardo Rodrigues, tem como carro-chefe uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos.

Documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado compõem a exposição, informando sobre cada detalhe da história, desde a chegada dos padres Jesuítas e o Ciclo do Ouro na região norte até a criação do Estado do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988, no Congresso Nacional.

Impressões

Para o diretor regional de Educação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, a visita foi uma verdadeira aula. “A exposição Siqueira Campos se confunde com a história do Tocantins. Estamos aqui tendo uma aula de cultura e de história. E nós, educadores, precisamos ter contato com todos esses elementos”.

Para o titular da DRE de Araguatins, Luiz Carlos Pereira da Silva, o momento foi de reavivar a memória. “Saio daqui maravilhado. Reviver a história do Tocantins é essencial. É emocionante ver como tudo começou. Quando cheguei aqui, ainda estava no começo, e pude relembrar muitos momentos daqueles primeiros anos”, ressaltou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA