A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes tem levado caravanas de estudantes para visitar a exposição
A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, e diretores regionais de Educação visitaram na quinta-feira, 23, a exposição Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins. Apoiada pelo Governo do Estado, a mostra fica aberta ao público até o dia 19 de junho.
Instalada no Memorial Coluna Prestes, em Palmas/TO, espaço gerenciado pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), a exposição conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, que tem levado caravanas de estudantes para conhecer um pouco mais sobre a formação do Tocantins.
A secretária Adriana Aguiar destacou a importância da exposição. “Essa é uma parte importante da história do Tocantins, que os nossos alunos estão tendo a oportunidade de conhecer, assim como a luta de um pioneiro pela criação do nosso Estado. E nós educadores também precisamos de momentos como este”, destacou.
O projeto, idealizado por José Wagner Praxedes e com curadoria do arquiteto José Eduardo Rodrigues, tem como carro-chefe uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos.
Documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado compõem a exposição, informando sobre cada detalhe da história, desde a chegada dos padres Jesuítas e o Ciclo do Ouro na região norte até a criação do Estado do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988, no Congresso Nacional.
Impressões
Para o diretor regional de Educação de Arraias, Leonardo Victor dos Santos, a visita foi uma verdadeira aula. “A exposição Siqueira Campos se confunde com a história do Tocantins. Estamos aqui tendo uma aula de cultura e de história. E nós, educadores, precisamos ter contato com todos esses elementos”.
Para o titular da DRE de Araguatins, Luiz Carlos Pereira da Silva, o momento foi de reavivar a memória. “Saio daqui maravilhado. Reviver a história do Tocantins é essencial. É emocionante ver como tudo começou. Quando cheguei aqui, ainda estava no começo, e pude relembrar muitos momentos daqueles primeiros anos”, ressaltou.